13 de março de 2011

13 DE MARÇO - Um pouco da história do Brasil


Num 13 de março, no ano de 1964, ocorreu um fato que dias mais tarde desencadeou a instalação do governo militar em nosso país, com suspensão de vários direitos constitucionais. Naquele dia, o então presidente, João Goulart, que sucedera Janio Quadros, que após votação histórica, renunciou o mandato de presidente do Brasil, fez um discurso na Central do Brasil, Rio de Janeiro, que desagradou políticos e militares. Seu pronunciamento foi visto como uma clara demonstração de que instalaria o comunismo em nosso país.

Naquele dia Jango, como era chamado o presidente João Goulart, decretou a nacionalização das refinarias privadas de petróleo e desapropriação, segundo ele para a reforma agrária, de propriedades às margens de ferrovias, rodovias e zonas de irrigação de açudes públicos.

Diante disso, desencadeou-se uma crise no país, com a economia já desordenada e o panorama político confuso. A oposição militar veio à tona para impedir que tais reformas se consolidassem, impondo o que consideravam uma manutenção da legalidade e da estrutura socioeconomica vigente.

Por ser uma data histórica, vale a pena registrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....