14 de março de 2011

Ensino a distância – refletir é preciso



Drew Faust, Reitora de Harvard, concedeu uma entrevista ao jornal a Folha, antes da viagem que fará ao Brasil. Ao ler a matéria publicada no site Folha.com – Saber (1) ficamos mais uma vez convencidos de que o ensino a distância não irá substituir o presencial.

Segue trecho da entrevista, em que aquela Reitora responde sobre o avanço tecnológico e o ensino remoto:

“A tecnologia mudou muita coisa no ensino e possibilita que mudemos nosso foco - temos um curso em egiptologia que nos permite reconstruir as tumbas quando foram descobertas e andar lá como se fosse o arqueólogo que as descobriu, que é muito diferente do jeito como eu aprendi história do Egito, lendo e com fotos. Temos professores que colocam suas aulas online, os estudantes assistem antes, anotam as dúvidas, o professor as lê e na sala de aula há o debate sobre as questões. A sala de aula deixa de ser para transmitir informação e passa a ser para debatê-la. A tecnologia fortaleceu a experiência ao vivo. Mas achamos que esse tipo de aprendizado, pela convivência com gente diferente, é essencial. Temos até o sistema de alojamento, no qual os graduandos aprendem a viver juntos, dividir o banheiro, o refeitório, os projetos. Aprender vai além do computador. E tem outra coisa: essas conexões não existem apenas pelo tempo em que você está aqui. Elas duram a vida toda. Depois de conviverem, elas contarão umas com as outras pelo resto de suas vidas. Elas voltam aqui a cada cinco anos, mas também fazem parte dessa rede de conexões que persiste fora daqui”.


Ao afirmar que aprender vai além do computador, e que o aprendizado pela convivência é essencial, aquela Reitora não descarta a tecnologia que permite o ensino a distancia, mas deixa transparecer claramente que não comunga da ideia de que o ensino presencial será substituído pelo virtual.

A convicção de Drew Faust deve servir de alerta às autoridades educacionais no Brasil, bem como aos educadores que defendem a implantação generalizada do ensino a distância no Brasil.

Será que estamos preparados para oferecer essa nova modalidade de ensino aos nossos alunos?

Notas:

(1)-http://www1.folha.uol.com.br/saber/887616-harvard-busca-alunos-professores-e-fundos-em-outros-paises.shtml







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....