4 de março de 2011

Bandejas de shoppings podem causar doenças




A vida moderna obriga muitas pessoas a fazer suas refeições fora de casa. Em busca da praticidade e rapidez no atendimento, muitas vezes utilizamos bandejas de plástico para carregar nossos pratos, talheres e copos do lugar onde nos servimos para a mesa onde sentamos. Ao terminar nossas refeições, somos nós que colocamos a bandeja e os demais utensílios em um lugar reservado para isso. Enquanto os pratos, talheres e copos são levados para serem lavados, as bandejas são recolocadas para uso sem qualquer higienização.

Ao observar isso, uma equipe canadense de pesquisadores (1) estudou bandejas de praças de alimentação de shoppings para definir seus níveis de contaminação por bactérias. Os cientistas recolheram amostras de bandejas de três shoppings diferentes, que foram analisadas na University of British Columbia.

De acordo com o microbiologista da universidade, Bob Hancock, a equipe encontrou em algumas das bandejas a mesma quantidade de bactérias que foi encontrada em assentos de banheiros públicos de postos de gasolina. O que os cientistas acharam mais alarmante foi a grande quantidade de acinetobacter, uma bactéria que causa doenças gastrointestinais e é muito resistente a antibióticos. “A acinetobacter é uma das superbactérias na nossa sociedade que estão causando grandes problemas a indivíduos ao redor do mundo, diz Hancock.

Os shoppings canadenses se defenderam dizendo que as bandejas são frequentemente desinfetadas e não devem entrar em contato com a comida.

Especialistas recomendam que para evitar o risco de contaminação com bactérias, que se proliferam nos restos de comida, você tente manter seus talheres e seus alimentos sem contato com a superfície da bandeja.

Além disso, especialistas recomendam outros cuidados que é preciso ter ao realizar refeições em restaurantes. Para tomar conhecimento de alguns deles, o leitor deve acessar o link citado na nota 2 deste post.

Notas:

(1) http://blogboasaude.zip.net/arch2011-02-13_2011-02-19.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....