23 de março de 2011

CARTÕES DE CRÉDITO - CUIDADO COM AS FRAUDES






O uso de cartões de débito ou de crédito está cada dia mais constante no Brasil e no mundo. Em razão disso, os usuários precisam ficar atentos ao fazer suas transações com o denominado “dinheiro de plástico”, especialmente naquelas feitas pela internet.

Vejam algumas dicas que nos é fornecida pela Visa:

1. Compras pela internet - Tome cuidado com transações feitas pela internet, mantendo o antivírus sempre atualizado. Uma dica é solicitar ao banco o serviço de "alertas de transação" por email ou SMS para acompanhar o andamento das suas compras.
 
2. Não abra e-mails suspeitos - Conhecido como “phishing”, os golpistas enviam e-mails enganosos, prometendo fotos ou prêmios, com o intuito de instalar programas para roubo de dados e senhas em seu computador.

3. Antes de viajar, avise o banco. - Informe ao banco (antecipadamente) para onde pretende viajar e por quanto tempo. Não se esqueça de anotar o número do cartão e o telefone do banco, em caso de roubo ou perda.

4. Não perca o cartão de vista na hora de pagar. - As lojas e restaurantes são orientados a efetuar o débito com cartão na frente do cliente. Não esqueça de checar o valor do recibo antes de assiná-lo.

5. Cuidado no caixa eletrônico - Fique sempre atento às pessoas à volta. Muitos golpes começam em caixas eletrônicos, com pedidos de ajuda e golpistas de olho em pessoas distraídas na hora de digitar a senha, por exemplo.

6. Nunca passe informações por telefone. - Nunca diga seus dados para atendentes ao receber ligações do banco. Apenas confirme informações dadas pelo atendente.

7. Cuidado com correspondências bancárias. - Guarde seus extratos bancários em locais seguros e mantenha o endereço de entrega de correspondência atualizado para evitar que seus dados parem nas mãos de outras pessoas.

Fonte:

Edson Ortega, diretor de Risco da Visa do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....