29 de abril de 2011

MBA, MESTRADO E DOUTORADO - VEJA AS DIFERENÇAS ENTRE ELES




Como muitos ainda têm dúvida sobre a diferença entrer MBA, MESTRADO E DOUTORADO, trazemos para o nosso blog artigo publicado por Gabriel Souza Elias, no site Uol Educação.

A busca por espaço no mercado de trabalho transformou o panorama da educação superior no Brasil nos últimos anos. A ideia de que uma graduação selecionava profissionais para vagas que exigiam maior qualificação ficou no passado. Hoje, são os cursos de pós-graduação os responsáveis por destacar profissionais na corrida pelos melhores empregos. O resultado desta mudança comportamental é uma explosão no setor de ensino superior, com opções que se misturam e confundem a cabeça dos recém-formados ou daqueles que buscam uma melhor posição dentro das corporações.

Na hora de definir sua especialização, o candidato se depara com um número expressivo –e crescente– de opções de cursos e instituições de ensino. Neste momento, surge a primeira dúvida: por que escolher a pós-graduação do tipo lato sensu, ou então optar por uma do tipo stricto sensu? Em comum, há o fato de que ambas exigem diploma de graduação. Os termos em latim significam, respectivamente, “em sentido amplo” (subjetivo) e “em sentido estrito” (objetivo). E ajudam a começar a entender as diferenças.

TIPO DE PÓS:

LATO SENSU: MBA E ESPECIALIZAÇÃO

STRICTO SENSU: MESTRADO E DOUTORADO

DIPLOMA: TODOS EXIGEM DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR

ÓRGÃO REGULADOR:

MBA E ESPECAILIZAÇÕES - Sesu- MEC

MESTRADO E DOUTORADO - Capes

FINALIDADE:

MERCADO DE TRABALHO - MBA E ESPECAILIZAÇÃO

CARREIRA ACADÊMICA - MESTRADO E DOUTORADO

AVALIAÇÃO:

TRABALHO DE CONCLUSÃO- MBA E ESPEALIZAÇÃO

DISSERTAÇÃO E TESE - MESTRADO E DOUTORADO

DURAÇÃO:

360 horas de aula (mínimo) - MBA E ESPECIALIZAÇÃO

De 30 a 48 meses - MESTRADO E DOUTORADO

Basicamente, o diploma é o que irá distinguir as especializações. Somente uma pós-graduação stricto sensu garantirá ao aluno um grau acadêmico, que poderá ser de mestre ou doutor. O MEC (Ministério da Educação e da Cultura) reconhece oficialmente os programas de mestrado e doutorado e os diferencia dos demais cursos de especialização, de acordo com o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394, art.44, parágrafo III). A pasta também fiscaliza e avalia sistematicamente tais cursos através da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Uma pós-graduação stricto sensu é geralmente a opção de quem deseja trabalhar com ensino ou pesquisas. A exceção acontece quando a escolha é por um mestrado profissional, que enfatiza estudos e técnicas voltadas ao desempenho de alto nível. Mestrado acadêmico e doutorado são opções para quem quer seguir carreira acadêmica, sendo o segundo um estudo mais específico e aprofundado com objetivo de formar pesquisadores. Os mestrados são avaliados através de dissertações (que apresentam estudos aprofundados sobre um tema existente) e os doutorados através de teses (que trazem novos temas).

No caso das pós-graduações lato sensu, o estudante receberá um certificado de conclusão de curso após ser aprovado em todas as disciplinas e cumprir carga horária mínima de 360 horas. De acordo com o MEC, estes programas podem ser oferecidos no mercado por instituições de ensino credenciadas, sem a necessidade de autorização específica ou reconhecimento do órgão. As instituições devem, sim, atender ao disposto na resolução nº 1/2007 do CNE (Conselho Nacional de Educação), que normatiza o funcionamento destes cursos supervisionados pela SESu (Secretaria de Educação Superior).

MBA é lato sensu

Neste tipo de pós-graduação também estão inseridos os cursos de MBA (Master in Business Administration, em inglês), considerados especializações em administração voltadas para a área de negócios. No exterior, o MBA dá ao profissional a graduação de mestre –conforme a denominação original sugere– e o diploma. No Brasil, apesar da ausência do grau acadêmico, o mercado de trabalho reconhece e diferencia profissionais que optam por uma especialização ou aperfeiçoamento lato sensu.

Até o primeiro mês de 2011, instituições denominadas “não educacionais” podiam pleitear junto à SESu um credenciamento especial para oferecer cursos de especialização lato sensu presenciais e à distância. Uma resolução publicada em 16 de fevereiro pelo CNE, entretanto, revogou esse direito, restringindo a oferta somente às entidades de ensino já credenciadas.

Nota deste blog

Apesar de o MEC exigir que os docentes possuam mestrado e doutorado, no Brasil eles não são formatados de sorte a ofrerecer formação específica para a docência. Já a especialização - lato sensu - oferece disciplinas com esse objetivo.

Um comentário:

  1. http://ozarkposters.com/user/profile/20330
    http://ozm.ro/index.php?a=stats&u=lolitabair00
    http://pakistan.classifyhub.com/user/profile/6430
    http://palyaz.at/component/k2/itemlist/user/213515.html
    http://pana.al/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=160512
    http://panglis.gr/index.php/component/k2/itemlist/user/231632
    http://panificadoransfatima.com.br/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=488909
    http://paosaleteam.com/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=46434
    http://papadas.gr/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=12402
    http://parasolespacio.com/index.php/component/k2/itemlist/user/687
    http://parawrite.com/upload/LibbyOstee/tab:info
    http://parket.rv.ua/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=34466
    http://parktavernchicago.com/index.php/component/k2/itemlist/user/136232
    http://parscap.com/index.php/component/k2/itemlist/user/141698.html
    http://parsiaa.com/index.php/component/k2/itemlist/user/2233
    http://parssocial.xzn.ir/SabrinaKer
    http://parssocial.xzn.ir/SabrinaKer/tab:info
    http://parvin.pw/45171/sonakshi-sinha-before-and-after
    http://pasaronderdil.com/user/profile/148
    http://patriarcadognosticosucesorio.com/?option=com_k2&view=itemlist&task=user&id=908848

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....