12 de abril de 2011

Massagre do Realengo: caso de bullying?




O bullying é um assunto que não sai de pauta nos noticiários, nas escolas e nas rodas de conversa entre amigos. Querendo ou não, essa forma de agressão verbal é cotidiana na vida de praticamente todos os jovens, podendo ser a causa para acontecimentos ilimitados.
Jovens contam histórias de assassinato de amigos e familiares.

Na manhã de quinta (7), durante um dia rotineiro na Escola Municipal de Realengo, um ex-aluno decide se passar por palestrante e consegue acesso as salas de aula. Foi curto e grosso: dava o aviso de que ia matar todo mundo e atirava principalmente no tórax e nas cabeças de alunos indefesos do ensino fundamental. Por vezes, atirava nos pés de outras crianças, para que não conseguissem fugir.

O terror foi desmedido. Pânico, gritaria e confusão na porta da escola, tanto de pais que queriam saber notícias de seus filhos, quanto de alunos fugindo do assassino, que tardiamente se suicidou após fazer 12 vítimas fatais e deixar outras em estado grave.

Um dia depois do massacre o assunto ainda é comentado: quais as razões que levam um ser humano a cometer um ato tão brutal? Alguns dos principais motivos apontados pelos psicólogos que debatem o tema nos meios de comunicação variam entre fanatismo religioso, distúrbio mental... e bullying.

É necessário que uma tragédia com essas proporções aconteça para os jovens se conscientizarem do quanto o bullying afeta o psicológico de uma pessoa, levando-a a cometer imprudências? Rancor e desejo de vingança são, geralmente, sentimentos das vítimas do bullying. Esse pode não ser o real motivo do crime ocorrido no Rio, mas um forte fator para sua execução.

Dessa vez, não foi um vídeo de um garoto cansado de apanhar que decide finalmente dar o troco em seu agressor que bombou no site de vídeos YouTube, mas sim crianças gritando e implorando a Deus para continuarem vivas.

Até onde vai o bullying? Até que ponto ele pode influenciar pessoas a serem desumanas por vingança?

Esperar pela resposta pode significar presenciar mais terrorismos. Cada um de nós pode fazer sua parte, interrompendo essa cruel prática de agressões verbais para que não resultem em pêsames.

Afinal, amar ao próximo não pode ser démodé. Jamais.

Por Maria Carolina Dias

Publicado:http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/arch2011-04-10_2011-04-16.html

Nota deste blog

E você leitor (a), acredita que o bullying foi a causa principal do denominado "massacre da escola do realengo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....