28 de abril de 2011

PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - UMA BOA NOTÍCIA


Imagem meramente ilustrativa

UNIVERSIDADES FEDERAIS PRECISAM DE MAIS 16 MIL PROFESSORES

Reitores das universidades federais pediram ao MEC (Ministério da Educação) urgência na contratação de professores e técnico-administrativos no ensino superior. O Projeto de Lei que cria 19 mil vagas para o ensino superior o documento que deveria ter sido enviado ao Congresso Nacional em janeiro último, mas esbarra no entrave político entre o MEC e o Ministério do Planejamento.

Os reitores alertaram o secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, na manhã desta terça-feira. “Tínhamos a expectativa da realização dos concursos ainda este ano, mas com a demora para encaminhar o PL, as novas contratações para acompanhar o ritmo de crescimento só devem ocorrer em 2012”, explicou Edward Madureira, presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das instituições de Ensino Superior).

O PL prevê a criação de 16 mil cargos para professores efetivos e cerca de 3 mil cargos para técnicos. “O projeto é necessário para ajustarmos o banco de professores equivalentes, mecanismo fundamental para repormos as perdas ocorridas nos últimos anos por aposentadorias e demissões”, explica João Luiz Borges, reitor da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto). “2012 é o limite. Caso as contratações não ocorram até lá a situação pode ficar insustentável. A política salarial dos professores substitutos tende a afastar profissionais mais qualificados”, alerta.

Segundo o professor Edward Madureira, o PL já está pronto, mas aguarda uma negociação política entre Educação e Planejamento. “A expectativa é de que o documento seja enviado pela Casa Civil ainda este semestre”, apontou o presidente da Andifes. “Contamos com a sensibilidade do secretário, para dar vazão a esta importante demanda”, completou o reitor João Luiz. Uma vez no Congresso Nacional, o projeto deverá ser votado para, só então, serem abertos os concursos.

Demandas

Apesar da urgência em relação ao PL ter dominado o encontro, os reitores e o secretário ainda debateram outras demandas. Entre elas: hospitais universitários, o plano de carreira docente, a assistência estudantil e o modelo de financiamento das universidades frente ao processo de expansão. “Falamos sobre estratégias e possíveis soluções, mas focamos na possibilidade de separar o tema do PL em caráter de urgência”, contou o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior.

NOTA DESTE BLOG

OS INTERESSADOS DEVERÃO FICAR ATENTOS. EM BREVE DEVERÃO SER ABERTOS OS CONCURSOS PÚBLICOS PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS.

FONTE

João Campos
Da Agência UnB
Em Brasília

PUBLICADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....