27 de maio de 2011

HOMOFOBIA - MAIS UMA DO MEC



Após pressão de religiosos, Dilma suspende a produção do “kit homofobia”

Depois de se reunir ontem (25) com deputados da chamada bancada religiosa, o governo decidiu suspender todas as produções que estavam sendo editadas pelos ministérios da Saúde e da Educação sobre a questão da homofobia. De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, a presidenta Dilma Rousseff assistiu vídeos do chamado “kit homofobia” e "não gostou do tom das produções". O ministro disse que “a presidenta decidiu suspender esse material e suspender também a distribuição”.

De acordo com Gilberto Carvalho, todo material sobre “costumes” será produzido após consulta a setores da sociedade interessados, inclusive a bancada religiosa.

“A presidenta se comprometeu, daqui para a frente, que todo material sobre costumes será feito a partir de consultas mais amplas à sociedade, inclusive às bancadas que têm interesse nessa situação. Nós entendemos que é importante que, para ser produtivo e atingir seu objetivo, esse material seja fruto de uma ampla consulta à sociedade, para não gerar esse tipo de polêmica que, ao fim, acaba prejudicando a causa para a qual ele é destinado”, disse Carvalho.

O kit de combate à homofobia foi elaborado por entidades de defesa dos direitos humanos e da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travestis) a partir do diagnóstico de que falta material adequado e preparo dos professores para tratar do tema. O preconceito contra alunos homossexuais tem afastado esse público da escola, apontam as entidades.

Na semana passada, o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista ao programa de rádio ´Bom Dia, Ministro´, negou que o ministério tivesse decidido pela alteração do conteúdo do kit de combate à homofobia.

“O material encomendado pelo MEC visa a combater a violência contra homossexuais nas escolas públicas do país. A violência contra esse público é muito grande e a educação é um direito de todos os brasileiros, independentemente de cor, crença religiosa ou orientação sexual. Os estabelecimentos públicos têm que estar preparados para receber essas pessoas e apoiá-las no seu desenvolvimento”, defendeu Haddad na ocasião.

O material do kit ainda não havia sido finalizado pelo governo. Entretanto, três vídeos que vazaram pela Internet provocaram polêmica há duas semanas. Apesar das críticas, o kits ganharam apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) que se manifestou favorável ao material. Na avaliação da Unesco, o material iria contribuir para a redução do estigma e da discriminação. O material deveria ser distribuído a seis mil escolas de ensino médio.


Vejam três dos vídeos que seriam incluídos no kit anti-homofobia.


* Primeiro

http://www.youtube.com/watch?v=TEcra9BBOdg&feature=player_embedded#at=431

* Segundo

http://www.youtube.com/watch?v=TP_OjE_Fi2o&feature=player_embedded

* Terceiro

http://www.youtube.com/watch?v=fVGSrP-W3OM&feature=player_embedded

Fonte

Pulicado http://www.espacovital.com.br/

Nota deste blog

O assunto é extremamente polêmico. Não temos uma opinião formada. Entendemos, todavia, que a questão deveria ter sido melhor estudada pelo MEC para evitar novas discussões. Está certa à presidente Dlma em se posicionar sobre o assunto da maneira que fez.

O espaço neste blog está aberto para colher a opinião de nossos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....