13 de junho de 2011

CÓDIGO DE BARRAS - DIGA ADEUS A ELES!!!



Foto: EFE



Um dos posts mais lidos deste blog recebeu o título "Código de Barras - fique atento !!!" e foi publicado no mês de abril deste ano.

Para aqueles que não leram, segue o link:


Em razão do interesse demonstrado pelos nossos leitores sobre o assunto, trazemos uma matéria interessante que diz que tais dispositivos serão em breve substituídos.
 
Leia:

Os códigos de barras serão substituídos por um dispositivo baseado num microchip que armazena dados e se comunica por meio de ondas de rádio com um aparelho de leitura.
Reduzir Normal Aumentar Imprimir A substituição do popular código de barras, que revolucionou a atividade comercial e se estendeu a inúmeras atividades, é só uma questão de tempo. O que o substituirá é um dispositivo baseado em um microchip que armazena dados e se comunica por meio de ondas de rádio com um aparelho leitor.


A invenção atende pelo nome de Radio Frequency Identification (RFID), que em português significa "Identificação por Radiofreqüência". Dentro de pouco tempo, esta tecnologia será tão familiar quanto o próprio carrinho de supermercado. Além disso, estará presente em uma infinidade de produtos, de pizzas congeladas e refrigerantes a CDs e televisores.

A RFID, que está cada vez mais difundida, se caracteriza por um microcircuito eletrônico que armazena informações sobre todos os tipos de objetos, e até de animais. Permite, além disso, a localização destes em poucos segundos, e a transmissão de seus dados a um dispositivo receptor situado a poucos metros ou a vários quilômetros de distância.

Os sistemas RFID começaram sua caminhada durante a II Guerra Mundial, quando os aliados utilizaram aparelhos deste tipo para distinguir seus próprios aviões dos inimigos. Mas a invenção saltou do campo militar para o industrial na década de 90, quando o Massachussets Institute of Technology o aperfeiçoou e elaborou o código com o qual as informações são armazenadas em chips.

A RFID já tem múltiplos usos: é usada tanto para localizar e identificar cabeças de gado ao ar livre como para encontrar livros nas bibliotecas.

Mas sua aplicação em massa ocorrerá nas lojas e supermercados, onde os clientes só terão que passar suas compras sob um leitor, o qual, por meio de uma antena, enviará um sinal e ativará os chips dos produtos adquiridos para que enviem as informações armazenadas em seus circuitos. Com estes dados, o sistema calculará imediatamente o preço total da compra.


Fonte:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI552554-EI4803,00.html

Nota deste blog

Muitos estão preocupados com o crescente avanço da tecnologia. Para eles recomendo a leitura da frase de Hebert de Souza:

"A tecnologia moderna é capaz de realizar a produção sem emprego. O diabo é que a economia moderna não consegue inventar o consumo sem salário"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....