16 de junho de 2011

Como manter nossos neurônios e sinapses em ação!

Imagem meramente ilustrativa - neurônios



 
Recebi por e-mail, de uma das leitoras deste blog, Maria Elisa Giorgetti, a mensagem que abaixo estou postando. Achei interessante:

Olá, amigos:

Vocês, que já passaram dos 60, 70... conhecem um passatempo chamado Letroca?
 
Eu conheço já há algum tempo e acho interessante, por isso repasso como acessá-lo, caso se interessem, pois, afinal, precisamos manter nossos neurônios e sinapses em ação.

 

Quando abrir, procurar abaixo e à esquerda, a opção Letroca, clicar ali e em seguida em ENTRAR.

Há duas maneiras de se conduzir: com e sem limite de tempo. Com limite é mais interessante porque nos obriga a pensar rápido, mas no início até convém utilizar a opção sem limite, para treinar um pouco.
 
O objetivo é formar o maior número de palavras com as letras disponíveis e é preciso formar a palavra mais longa para passar para etapa seguinte. Ocasionalmente, há várias palavras mais longas e se acertar uma delas, já está valendo.
 
Por essa razão, convém acertar o quanto antes essa palavra e continuar formando as outras, pois caso não a coloque, perde-se a etapa e é preciso recomeçar o, digamos assim, jogo...

Quando se acerta essa palavra, aparece mensagem dizendo que pode passar para a etapa seguinte, mas enquanto houver tempo disponível, essa etapa ainda está valendo, podendo-se formar mais palavras.
 
Muitas vezes, "logo de cara" , conseguimos ver qual é a palavra mais longa; outras vezes, isso não acontece e nos perguntamos:
 
- Como não vi isso?

Então é assim: vai-se clicando nas letras e formando as palavras, e em seguida clicando em Enviar. Se errar, é só clicar no quadrado com um X à direita, que a letra voltará para o lugar anterior. Se quiser movimentar as letras para facilitar a busca, basta clicar no quadrado, também à direita, onde estão umas flechas em círculo.

Para formar as palavras, valem todos os substantivos - singular e plural, masculino e feminino. Idem com os adjetivos, além de advérbios. Os verbos não são flexionados, sendo utilizados somente no infinitivo e algumas vezes no particípio passado.

A vantagem de utilizar a opção com limite de tempo é que se ganha pontos e também fica-se sabendo as palavras que não foram formadas.

Quem não conhece, espero que aprecie este passatempo.

Nota:

Sinapses - são as regiões de comunicação entre os neurônios, ou mesmo entre neurônios e células musculares e epiteliais glandulares, fonte Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....