28 de junho de 2011

NOVOS CURSOS DE DIREITO NO PAÍS

Google Images


MEC autoriza a abertura de mais dez cursos de direito pelo país


Serão abertas 1.360 vagas em instituições de ensino superior. No início do mês, ministério anunciou fechamento de quase 11 mil vagas.

O Ministério da Educação publicou nesta sexta-feira (24), no “Diário Oficial da União”, despachos do ministro Fernando Haddad com a homologação de cursos superiores de bacharelado em direito em dez instituições de ensino superior, totalizando a abertura de 1.360 vagas. A maioria dos cursos oferece 100 vagas, sendo que dois têm oferta de 200 e um, na Faculdade Metropolitana da Amazônia, em Belém (PA), conseguiu autorização para oferecer 300 vagas para estudantes de direito.

No início do mês, o MEC havia anunciado a redução de quase 11 mil vagas em 136 cursos de direito que apresentaram resultado insatisfatório no conceito preliminar de curso - o índice considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infra-estrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens. E também tinha autorizado a criação de 32 novos cursos de direito. Totalizando 4,2 mil novas vagas.
 
De acordo com o último Censo da Educação Superior, mais de 650 mil estudantes estão matriculados em mais de 1 mil cursos de direito registrados no MEC.

Fonte

Fonte: G1 - Portal Globo
Notícia disponibilizada no Portal CM Consultoria em 25/06/2011

Nota deste blog

A notícia de abertura de novos cursos de Direito pode dar a impressão de que não está havendo coerência nos atos praticados pelo Ministério da Educação (MEC). Ao mesmo tempo que muitas das vagas de cursos existentes são fechadas (pela falta de qualidade), novas são oferecidas.

Temos que considerar, ainda,  que o Brasil possui um grande número de cursos de Direito em funcionamento, superando até mesmo aqueles existentes em outros países de igual ou até maior população que o nosso.

Apesar de não sermos partidários da tese de que não se deve mais autorizar novos cursos de Direito, consideramos imprescindível a certeza de que eles irão oferecer um ensino de excelência, sob pena de amanhã, ser mais um que terá suas vagas reduzidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....