9 de julho de 2011

CONSUMIDOR: CADÊ O CADE?


Google Images

A Folha. com noticia que especialistas em aviação afirmam que a aquisição da Webjet pela Gol, anunciada ontem, deve ser um péssimo negócio para os consumidores, informa reportagem de Mario Cesar Carvalho e Julio Wiziack.
"Essa compra significa o fim de companhias 'low cost' [baixo custo] no Brasil", afirma o advogado Carlos Duque Estrada Jr.
"É um negócio muito ruim para quem voa", diz o engenheiro Respício Espírito Santo Jr., professor de transporte aéreo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). "A Gol vai tirar do mercado a empresa que forçava as tarifas para baixo."

Ambos concordam em que, efetivada a compra, a Gol deve elevar os preços das passagens da Webjet, uma das mais baixas do mercado.

Diante disso, indagamos para que serve o CADE?

Todos sabem que o CADE ou Conselho Administrativo de Defesa Econômica é um órgão do governo, criado com, supostamente, o objetivo de defender a concorrência. O órgão atua basicamente de forma a processar empresas que estejam fazendo políticas de preço coordenadas, fusões de grande porte ou qualquer situação onde uma empresa tenha uma grande fatia de mercado e aja de forma denominada como anticompetitiva.

E nesse e em outros tantos casos, como fica a atuação do CADE?

A resposta encontramos no próprio site daquele órgão e poderá ser lida pelos nossos leitores no artigo escrito por Gustavo Gantois,  Revista Istoé Dinheiro, de 13 de outubro de 2009 (link nas notas).



VEJA O QUE SOMOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....