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Uma propaganda da rede de lanchonetes Habib's para promover seu bolinho de bacalhau não foi bem recebida pela comunidade portuguesa, que acionou órgãos de defesa do consumidor.
A campanha diz que o preço do produto é "uma piada" e faz brincadeiras jocosas -"Como se chama um homem inteligente em Portugal? Turista". Uma das piadas no papel das bandejas é: "Qual é o único português que serve para alguma coisa? O Manuel de instruções".
Lê-se ainda: "As piadas são uma homenagem. Afinal, o dono do Habib's também é português".
O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo diz que recebeu ao menos dez denúncias. "Trata-se de discriminação contra o consumidor", diz seu presidente, José Geraldo Tardin.
Ele afirma que entrou com representação no Conar (conselho de autorregulamentação publicitária), que não confirmou o recebimento.
A portuguesa Maria Teresa Ferreira Nunes, há 29 anos no Brasil, diz que se sentiu humilhada e constrangida. "Não tinha nada de propaganda, era só piada de português."
O material foi para as 340 lojas da rede, em 17 Estados. A campanha durou um mês, e os folhetos começaram a ser trocados nesta semana.
O Habib's afirma que a decisão não tem relação com as queixas, que não recebeu reclamações e que não há "conotação pejorativa".
Fonte:
Nota deste blog
Pelo princípio de igualdade, dou inteira razão à colônia portuguesa.
Se no Brasil qualquer coisa é preconceito/discriminação, não poderemos mais fazer piadas de portugueses, brincadeiras com os hermanos argentinos (futebol), japoneses (pastelaria), etc.
Como numa propaganda que passa atualmente na TV, logo logo seremos obrigados a andar com a mesma roupa - todos iguais, uniformizados.
ABAIXO A DIFERENÇA
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