4 de agosto de 2011

Estágio - Informações úteis

Google Images


A realização de estágios pelos estudantes universitários, além de oferecer uma complementação daquilo que ele está aprendendo no ambiente acadêmico, proporciona vivenciar a prática de uma maneira mais efetiva e de se adequar ao ambiente de trabalho.

O estágio constitui um passo importante a ser dado pelo acadêmico rumo ao mercado de trabalho. Será por meio dele que o estudante vai adquirir o amadurecimento por meio das responsabilidades que irá assumir. O comprometimento, a assiduidade e a responsabilidade que será exigida, serão requisitos fundamentais para delinear o seu futuro profissional.


Por meio do estágio, o estudante irá adquirir capacitação profissional; o desenvolvimento de habilidades e competências; notar suas deficiências e necessidades de aprimoramento, bem como desenvolver o senso de responsabilidade com a sua carreira profissional. Será, também por meio do exercício de atividades ao longo do estágio, que o estudante poderá despertar o seu senso critico e a sua criatividade.


A Lei que regulamenta as atividades dos estagiários entrou em vigor em setembro de 2008] (Lei nº 11.788/2008).

Vejam informações importantes que todo estagiário precisa saber: 

  • Legislação  
Lei do Estágio


  • Regulamentação










  • Cartilha Esclarecedora sobre a Lei de Estágio:


  • CIEE - Esclarecimentos sobre a Lei de Estágio:

  • Agentes de Integração Empresa-Escola:
http://www.ciee.org.br/








Observações Finais:


Consulte o Regimento da sua Faculdade ou fale com o Coordenador do seu curso sobre a obrigatoriedade de você realiazar estágio como atividade curricular. Neste caso, veja em que período letivo o estágio deve ser realizado e como se dará a supervisão do mesmo. Veja, também, se a sua Instituição de Ensino possui contrato com alguma empresa de integração empresa/escola.

Mesmo que o estágio não seja exigido pela escola, a realização do mesmo irá oferecer ao aluno ótima oportunidade de adquirir experiência e uma formação profissional que será de suma relevância na sua carreira.

Obtenha, também informações junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no site:




"O estágio é capaz de transformar incerteza em experiência, teoria em prática e conhecimento em carreira de sucesso"
A frase acima é da a estudante Andriely Fontes, que ficou em primeiro lugar no concurso de frases sobre estágio, promovido pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) em parceria com a ABL (Academia Brasileira de Letras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....