23 de agosto de 2011

Privacidade: dicas para evitar que seus dados sejam expostos na internet

Google Images - maripcaval.blogspot.com


Tivemos acesso a essa reportagem no site abaixo citado. Confira.

 MUITO IMPORTANTE PARA VOCÊ SE PROTEGER NA INTERNET

 Se você ainda não experimentou, experimente: faça uma busca com seu próprio nome em qualquer mecanismo de busca na internet. Muitos vão se surpreender com o resultado; afinal, como toda aquela informação foi parar ali? Nome, número do RG, CPF e, muitas vezes, até o endereço e telefone. E tem mais: o Google tem esse serviço chamado What do you Love. Com ele, você organiza em uma única página todas as citações que o mecanismo encontra internet afora. O problema é que qualquer um pode fazer isso com o seu nome. E, talvez, essas pessoas tenham acesso a informações que você prefiriria que permanecessem particulares... pode ser um prato cheio para bandidos, por exemplo.

O pior é que essa invasão da sua privacidade online está totalmente fora de controle.
José Mariano, delegado investigador de crimes eletrônicos declara: "Os maiores campeões em divulgar indevidamente dados pessoais e sensíveis, como é o caso de numeração de documentos, são orgãos da própria administração pública. Quando as pessoas prestam algum tipo de concurso público, o que acaba acontecendo é, na hora da divulgação de resultados ou eventuais convocações, em questões relacionadas à homonimia, a divulgação é feita utilizando os próprios números de documentos pessoais".
Mais do que isso, a prática de venda de banco de dados que armazenam informações de consumidores é cada vez mais comum. José explica que não existe restrição e, inclusive para grandes empresas, tem sido prática rotineira a aquisição e venda desse tipo de informação.
Preste atenção em quanta informação determinado serviço exige para que você se cadastre. Será que é realmente necessário tudo aquilo? Na verdade, não existe muito critério para a exigência de tanta informação pessoal. Por isso, desconfie quando achar que estão pedindo demais.

"Exerça o seu direito de escolher entre responder ou não, aderindo àquilo que você acha que é adequado. Se mais pessoas agirem assim, muitos serviços vão parar de abusar da coleta de informações que só tem um interesse: a venda de bases de dados que contém essas informações. Desconfie, proteste, vá atrás, conteste. Seja cidadão, tanto no mundo real quanto no virtual", completa o delegado.
Leonardo Naressi, CEO da Direct Performance, explica: "Essas informações são super valiosas na internet. Então, se você não confia naquela empresa, não dê suas informações. É a mesma coisa que alguém te pedir o seu cartão de crédito e você não confia naquela loja: 'Compre aqui, a garantia sou eu. Passe seu cartão aqui'. Você vai dizer, 'Ôpa, não vou passar meu cartão aí!'. É a mesma coisa. Não coloque suas informações onde você não confia."
Ainda não existe lei sobre a coleta e divulgação de dados e privacidade online, mas isso deve mudar.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....