4 de agosto de 2011

A Psicopedagogia na Educação Superior




Emerson Luiz de Castro


Coordenador de Pesquisa e Pós-graduação do Centro Universitário Newton Paiva, Psicopedagogo e Mestre em Direito



É de conhecimento de toda a comunidade acadêmica que grande parte dos alunos recebidos na Educação Superior, e em especial a Educação Superior Privada, apresenta inúmeras deficiências não só quanto a conteúdos específicos da Educação Básica, mas também problemas cognitivos.
 
Ainda, a Educação Superior lida muitas vezes com professores extremamente qualificados em titulação e em formação em suas áreas de conhecimento, mas que não apresentam formação pedagógica necessária para lidar com um alunado diferenciado e cada vez mais necessitado de apoio e mediação, uma vez apresentarem-se limitados em sua autonomia de aprendizagem.


Assim, acredito que a absorção de processos e medidas psicopedagógicas e a promoção do trabalho de um profissional dessa área poderá significativamente impulsionar as relações ensino aprendizagem, melhorando as performances docentes e discentes.
Nos instrumentos de avaliação do INEP/MEC, já encontramos a pontuação quatro e cinco, na dimensão apoio ao discente, para instituições que oferecem serviço de apoio psicopedagógico.

Além disso, acredito que a atuação desse profissional desde o primeiro período poderá, por meio das melhorias do potencial de aprendizagem dos alunos, o desempenho dos mesmos no ENADE.


É um projeto que deve ser avaliado, mas que com segurança trará benefícios não só para os alunos, mas para os professores e a instituição.
Leia mais sobre o tema:

 http://revista.fundacaoaprender.org.br/
Postado em Comportamento, Educacional

Link Original:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....