Emerson Luiz de Castro
Coordenador de Pesquisa e Pós-graduação do Centro Universitário Newton Paiva, Psicopedagogo e Mestre em Direito
É de conhecimento de toda a comunidade acadêmica que grande parte dos alunos recebidos na Educação Superior, e em especial a Educação Superior Privada, apresenta inúmeras deficiências não só quanto a conteúdos específicos da Educação Básica, mas também problemas cognitivos.
Ainda, a Educação Superior lida muitas vezes com professores extremamente qualificados em titulação e em formação em suas áreas de conhecimento, mas que não apresentam formação pedagógica necessária para lidar com um alunado diferenciado e cada vez mais necessitado de apoio e mediação, uma vez apresentarem-se limitados em sua autonomia de aprendizagem.
Assim, acredito que a absorção de processos e medidas psicopedagógicas e a promoção do trabalho de um profissional dessa área poderá significativamente impulsionar as relações ensino aprendizagem, melhorando as performances docentes e discentes.
Nos instrumentos de avaliação do INEP/MEC, já encontramos a pontuação quatro e cinco, na dimensão apoio ao discente, para instituições que oferecem serviço de apoio psicopedagógico.
Além disso, acredito que a atuação desse profissional desde o primeiro período poderá, por meio das melhorias do potencial de aprendizagem dos alunos, o desempenho dos mesmos no ENADE.
É um projeto que deve ser avaliado, mas que com segurança trará benefícios não só para os alunos, mas para os professores e a instituição.
É um projeto que deve ser avaliado, mas que com segurança trará benefícios não só para os alunos, mas para os professores e a instituição.
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