30 de setembro de 2011

Acordar bem: dica importante


Google Images - site aquitemjovem.blogspot.com


Numa convenção americana à qual compareceram neurologistas do mundo inteiro, um dos principais assuntos foi o fenômeno de pessoas que desmaiam assim que se levantam da cama. 

Um dos oradores foi a Dra. Linda McMaron, da Inglaterra. 

Ela fez uma prolongada palestra sobre seus estudos neste campo. Disse que após muitos anos de pesquisa e investigação sobre o tema, chegara à conclusão de que esse tipo de desmaio é causado pela rápida mudança entre a posição deitada e a de ficar em pé. 

A professora explicou que demora 12 segundos para o sangue fluir dos pés à cabeça e quando a pessoa levanta-se com um movimento rápido ou brusco, assim que acorda, o sangue é levado depressa demais para o cérebro podendo causar o desmaio. Esse movimento também leva a tontura e quedas. 

Ela sugeriu que as pessoas, mesmo aquelas que não têm tendência a desmaios, que primeiramente se sentem na cama ao acordar e contem lentamente até 12 para evitar tontura, fraqueza e/ou desmaio. Seu discurso foi recebido com aplausos e entusiástica repercussão. 

Outro professor, um judeu religioso, pediu permissão para falar. Ele disse: 

- Para nós, judeus, há uma antiga tradição, que é recitar uma prece de agradecimento ao Criador do Mundo por nos conceder a oportunidade de um novo dia de realizações. A prece é feita logo após o despertar, enquanto ainda deitado na cama. Há doze palavras nessa prece, e se a pessoa pronunciá-las lentamente e com concentração, leva exatamente 12 segundos para fazê-lo. São doze palavras em 12 segundos. Ele recitou a prece lentamente em hebraico: 

"Modê ani lefanêcha, Mêlech chai vecayam, shehechezárta bi nishmati  

bechemlá. Rabá emunatêcha". 

Traduzindo, teremos mais de doze palavras, mas a essência é a mesma: 
"Sou grato a Ti, ó Rei vivo e eterno, por ter restaurado dentro de mim minha alma com misericórdia. Grande é Tua confiabilidade".

O auditório levantou-se e irrompeu em aplausos que ecoaram por todo o salão. Dessa vez, porém, os aplausos eram para o Criador.Talvez cada um de nós deva também aplaudir e agradecer a Deus, recitando o modê ani todas as manhãs,ao acordar. 

Fica, então, este conselho: ao acordar de manhã, nada como começar o dia já agradecendo, não somente pela saúde, mas também para fortalecer nosso caráter com essa maneira tão positiva de saber agradecer em todos os momentos. 

O Talmud, no tratado de Guitin 70a, diz que "aquele que se levanta rapidamente assim que acorda, corre risco de vida".

Crédito:

Recebi por e-mail da leitora Maria Elisa Giorgetti, Campinas, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....