1 de outubro de 2011

Brasil 1.240 x resto do mundo 1.100

Google Images


 
Há tempos ouço dizer que o Brasil tem mais faculdades de Direito do que o restante do mundo. Sempre recebi informações desse tipo com cautela, pois nunca havia lido pesquisa alguma acerca do tema. Sou como São Tomé: preciso ver para crer.

Quando alguém tocava no assunto, imaginava que a conta feita fosse um comparativo entre países. Segundo minha concepção, o Brasil teria mais faculdades do que as demais nações consideradas individualmente.

Tempos atrás, contudo, fui surpreendido com uma notícia estarrecedora. A informação é daquelas que, de tão fantástica, parece lenda urbana. A fonte, no entanto, é pessoa acima de qualquer suspeita: Jefferson Kravchychyn, integrante do Conselho Nacional de Justiça. Segundo o conselheiro, o Brasil tem mais faculdades de Direito do que o resto do mundo junto. Quando li a reportagem pensei que tivesse faltado alguém na conta, mas estava equivocado. Estão incluídos, os EUA, a China, a Índia e os continentes europeu e africano.

O placar é: Brasil 1.240, resto do mundo 1.100. A vitória, no entanto, não deve ser comemorada. Deve ser vista como derrota. Certamente não é o restante do mundo que está atrasado, mas sim o Brasil.

Os outros países têm menos cursos de Direito justamente porque atribuem ao ensino uma relevância maior do que o Brasil. A importância atribuída à educação reflete-se na excelência de suas universidades.

Em nosso País, a educação é desprezada. Cursos como o de Direito sofrem grande procura e apresentam um baixo custo. São fonte de lucro para instituições que não têm preocupação alguma com a qualidade de seus egressos.

Dezenas de faculdades ruins formam profissionais que jamais poderiam ingressar no mercado. Felizmente, a OAB tem efetuado um controle rigoroso para o ingresso em seus quadros, por intermédio do Exame de Ordem. É somente isso que evita que o Brasil tenha mais advogados que o resto do mundo junto.

É incrível que, apesar desse tipo de evidência, ainda exista quem queira o fim do exame. Nessa disputa entre Brasil e o resto do mundo, torço pelos estrangeiros. Espero que eles vençam e nos ensinem que o estudo do Direito é coisa séria.

Por Marcelo Harger,
advogado (OAB-SC nº 10.600B)

Publicado no
www.espacovital.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....