
O ministro Orlando Silva, titular da pasta dos Esportes, que até outro dia estava em alta com a realização da Copa do Mundo no Brasil, começa a ser, como diz na linguagem futebolística, fritado.
Alvo de denúncias de corrupção que atinge o seu ministério, Orlando Silva precisará gastar tempo precioso para defender-se, o que certamente irá atrapalhar a sua agenda de trabalho na condução das negociações da Copa de 2014.
E o maior sinal de que ele começa a perder um prestígio até ontem inegável, foi o fato de que a presidente Dilma já o afastou da função de ser o interlocutor do governo brasileiro para aprovar a já tão discutida Lei Geral da Copa.
Segundo o Estado de São Paulo, “Por decisão da presidente Dilma Rousseff, o ministro do Esporte, Orlando Silva, não será interlocutor do governo nas negociações da Copa de 2014 e na tramitação da Lei Geral da Copa no Congresso. A partir de agora, as decisões relativas à Copa ficarão centralizadas no Palácio do Planalto, nas mãos da presidente e da chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. A decisão foi tomada diante do desgaste do ministro com a denúncia de que estaria envolvido num esquema de corrupção na pasta”.
Da mesma forma, o noticiário da conta de que a FIFA, que já estava bastante preocupada com o andamento da preparação da Copa de 2014 no Brasil, está procurando meios de minimizar os efeitos de uma possível saída do Ministro dos Esportes, até então o principal articulador do governo brasileiro e aquela entidade.
Se já era grande o risco de o Brasil demonstrar a sua incapacidade de organizar um evento da magnitude com a Copa do Mundo de Futebol, ele agora é bem maior.
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a presidente Dilma já considera esse o desagaste do Ministro Olando Silva irreversível, sendo sua queda questão de horas. O jornal disse que Dilma convocou uma reunião de emergência logo que chegou de viagem (Angola), na qual ouviu relato do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo sobre o andamento do caso.
Fala-se, também, no noticiário, que a CBF e a FIFA estariam pçrovocando o deste do Ministro do Esportes.
A faxina continua. Só não se fala que esses mesmos Ministros atuaram sem qualquer problema nas gestões do Presidente Lula!
E uma pergunta final: como estão as apurações das denúncias formuladas contra os demais ministros que deixaram recentemente o governo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.