Ponte baía de Jiaodhou
Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía
de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em
quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o
equivalente a R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do
Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma
Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá
ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$
1,16 bilhões.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu
estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição
desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico
resumido no quadro abaixo:
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CHINESA
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BRASILEIRA
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EXTENSÃO
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42 KM
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2,9 KM
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CUSTO TOTAL
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R$2,4 bi
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R$1,16 bi
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CUSTO POR KM
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R$57 mi
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R$400 mi
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TEMPO DE CONSTRUÇÃO
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4 ANOS
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4 ANOS
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TEMPO DE CONSTRUÇÃO POR KM
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Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões.
Nota:
No dia 19 de julho deste ano um Tribunal chinês sentenciou a execução de dois prefeitos que estvam envolvidos em desvio de verba pública.
Enquanto isso, no Brasil...
A conclusão fica para os nossos leitores.
Crédito:
O texto foi adaptado de um e-mail recebido de Flávio Silva.
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