6 de outubro de 2011

PROFESSORES - VAGAS NO TIMOR-LESTE


 Mackenzie seleciona e capacita professores para atuar em Timor-Leste


Universidade recrutará 49 pós-graduados para docência na Universidade Nacional do Timor Leste em 2012.

Em mais uma ação de internacionalização e cooperação com Timor-Leste, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promove a seleção e capacitação de 49 docentes lusófonos para atuação temporária no país asiático de língua portuguesa. As inscrições, para pós-graduados com titulação mínima de mestre, estão abertas até 16 de outubro. O período de atuação na Universidade Nacional do Timor-Leste (UNTL) vai de fevereiro a novembro de 2012 (com recesso em julho), por uma bolsa-salário no valor de US$ 3,5 mensais (em dólares norte-americanos).

A seleção é composta por quatro etapas: análise de documentação, pré-seleção (com base na avaliação de carta de interesse e currículo dos candidatos), seleção propriamente dita (com base em Plano de Trabalho do candidato e entrevista) e curso preparatório.

Os professores escolhidos lecionarão no mínimo três disciplinas semanais, por dois semestres, em um dos cursos de graduação da UNTL. As 49 vagas estão distribuídas em 17 áreas diferentes, conforme tabela abaixo.

Relacionamento consolidado
Ex-colônia de Portugal situada entre o sudoeste asiático e o Pacífico sul, Timor-Leste foi alvo de invasão por parte da Indonésia entre 1975 e 1999, o que transformou o uso da língua portuguesa em sinônimo de resistência e luta por liberdade na pequena nação. O Mackenzie vem participando do processo de reconstrução vivido pelo país nos últimos anos, com uma cooperação que data de 2001, por meio do Programa Alfabetização Solidária.
Desde então, iniciou-se na UPM a elaboração de trabalhos científicos e concepção de ações voltadas à questão linguística e identitária timorense, em parceria com o linguista timorense Benjamim Corte-Real, que depois se tornou reitor da UNTL. Em 2003, a Reitoria do Mackenzie criou o Núcleo de Estudos Lusófonos da universidade e a instituição foi, por intermédio da professora Regina Brito, responsável pela elaboração e coordenação geral do Projeto Universidades em Timor-Leste (2004) ação conveniada entre universidades brasileiras, a Universidade Nacional de Timor-Leste e o Instituto Nacional de Linguística, auxiliando a difusão da língua portuguesa, por meio da música brasileira, e sensibilizando os jovens timorenses para a comunicação e a expressão em português. O projeto está em fase de tratativas para uma segunda edição, que deve ocorrer em breve.



Mais informações
Edital:
http://www.mackenzie.br/docentes_temporarios_untl0.html
Inscrições: Envio da documentação para o e-mail: timor.dex@mackenzie.br
Telefone: (11) 2114-8156

Fonte: Correio Braziliense – DF

Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....