26 de novembro de 2011

Aplicativos agora substituem professores







Nova escola cria polêmica e irrita defensores do modelo tradicional

O governo dos Estados Unidos está desenvolvendo uma novidade que deve ‘revolucionar’ o atual modelo de ensino: a criação de escolas públicas pela internet, do jardim de infância ao ensino médio. Isso com aulas complementares ou regulares através do mundo virtual, onde quer que estejam os estudantes.

Na verdade, esse novo modelo educacional é o segundo passo do que já vinha acontecendo nas escolas físicas do país, quando algumas turmas em salas de aula tinham seu curso desenvolvido com computadores individuais para cada aluno. Neste ano, o Estado de Virginia autorizou 13 novos cursos on-line, enquanto a Flórida exigiu que todos os estudantes de escolas públicas de ensino médio tivessem pelo menos uma aula on-line. Em Idaho, deverão ser duas aulas.

Na Geórgia, um novo programa permite que os alunos baixem cursos inteiros em seus iPhones e BlackBerrys. Atualmente, 30 Estados permitem que seus estudantes tenham cursos pela internet. O surgimento das ‘novas escolas’ vem gerando polêmica com sindicatos de professores, pesquisadores e adeptos do antigo sistema.

Os defensores da educação tradicional argumentam que as escolas virtuais podem transformar os estudantes em meros assimiladores de informação, impedindo-lhes a possibilidade de contra-argumentação ou que sejam desafiados a enfrentar riscos ou até mesmo aprenderem coisas simples como cooperação, coleguismo, tolerância e autocontrole.

"As escolas ensinam às pessoas as habilidades de cidadania, como se relacionar com outros, como argumentar, ser razoável, deliberar, como tolerar as diferenças", argumentou Jonathan Zimmerman, professor de história da educação da Universidade de Nova York.

Fonte: Stephane Banchero e Stephanie Simon (The Wall Street Journal Americas – Jornal Valor Econômico – 20.11.2011) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....