26 de novembro de 2011

Ensino Fundamental – idade mínima para ingresso






Crédito imagem - wallstreetfitness.com.br



Muito se discutiu ultimamente a respeito da idade mínima para o ingresso de crianças no ensino fundamental.

Pela regra estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE-MEC), a idade mínima é de seis anos, a ser completada até o dia 31 de março do respectivo ano letivo. Tal regra não tem força de lei, podendo ou não ser seguida pelos sistemas de ensino públicos ou privados.

Uma decisão recente da Justiça Federal derrubou a exigência da idade mínima. O Ministério da Educação pretende recorrer.

Entendemos que essa é uma discussão que não se coaduna com os tempos que estamos vivendo. Não se pode querer estabelecer a idade cronológica, de vez que cada criança tem um perfil diferenciado.

Ao invés de estabelecer idade mínima, a orientação deveria ser no sentido de que as escolas deveriam avaliar o aluno antes de aceitar ou não a sua matrícula. Podemos encontrar crianças com idade bem inferior a esse limite já em condições de efetivar sua matrícula no ensino fundamental, como outras, com idade bem superior, ainda desprovida de amadurecimento que venha permitir o seu ingresso.

Está na hora de avançar nas questões que regulamentam o ensino no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....