28 de novembro de 2011

Horas extras e trabalho nas férias por conta das novas tecnologias


Crédito Imagem - lizbittar.com.br


Notícia divulgada hoje na Folha.com informa que muitos trabalhadores brasileiros, por conta das novas tecnologias, estão sendo requisitados pelos seus empregadores fora do horário de trabalho e nas férias.
Some-se a isso, que a jornada normal de trabalho foi aumentada. Raro é o executivo que trabalha hoje menos que 10 horas diárias na empresa ou a serviço dela, sem contar, neste caso, com os contatos virtuais via celular ou e-mail.
Segundo a notícia mais da metade dos executivos consultados diz que “o teto da carga horária no escritório saltou de oito para dez horas diárias, e quase 80% são acionados nos momentos de lazer e descanso via mensagens no celular”. Da mesma forma, informa a pesquisa que “nem as férias escapam: mais de 50% dos funcionários de empresas que atuam no país respondem a e-mails de trabalho nesse período, segundo pesquisa feita pela Asap, consultoria de recrutamento de executivos, a pedido da Folha.
Leia mais na Folha desta segunda-feira, 28 de novembro.
Nota:
Já há decisões de nossos Tribunais que estão concedendo o direito de tais trabalhadores receberem pagamento pelas horas extras trabalhadas em decorrência de terem sido acionados por e-mail ou telefone e, por essa razão, ter prestado qualquer serviço à empresa.
Leia a respeito em nosso post - Horas extras - trabalho a distância:

http://blfranco.blogspot.com/2011/11/horas-extras-trabalho-distancia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....