Qual o carro mais vendido de todos os tempos? Se respondeu "Fusca", errou. O posto atualmente é do Toyota Corolla, que completou 45 anos há dois meses, com mais de 35 milhões de unidades vendidas pelo mundo.
O besouro da VW significa mais para sua época e para a história do automóvel, mas a Toyota soube vivenciar melhor o boom da indústria.
Parte do crescimento do setor, aliás, deve-se ao Corolla - mais pela forma como é fabricado do que por seu estilo e desempenho razoáveis.
Desde seu nascimento, em 1966, o veículo dissemina o revolucionário processo de produção sob demanda, que evita estoques e, portanto, os altos custos de manter carros parados no pátio da fábrica. Este método foi copiado até por hospitais e pela indústria alimentícia.
Mas o Corolla (que significa "coroa de flores" em latim) ficou conhecido por outra obsessão: a qualidade total, que levou a Toyota à liderança entre os carros de passeio nos EUA, com o sedã Camry.
Porém, na ânsia de se tornar a maior do mundo, a empresa acelerou processos que culminaram num recall histórico de quase 8 milhões de seus carros no ano passado. Prejuízo vergonhoso para a imagem da marca, classificou Akio Toyoda, executivo da Toyota e neto do fundador.
Mesmo assim, o Corolla segue como líder em vendas entre os sedãs médios no Brasil desde 2009.
Na festa de aniversário, o quarentão vê os novos rivais GM Cruze, VW Jetta e Honda Civic -que será remodelado em dezembro- loucos para roubar seu lugar e ficar com a cereja do bolo.
Contudo, o carro-símbolo do renascimento japonês no pós-guerra tem suas armas para tentar se manter no topo.
Fonte:
Modelo 1966
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