16 de dezembro de 2011

CENSURA: A FIFA CONSEGUE O PT NÃO!







Já é do desconhecimento de todos aqueles que acompanham as notícias políticas no Brasil, de que o PT já tentou, por diversas, vezes introduzir a censura aos meios de comunicação. Felizmente foram tentativas frustradas.

Com a realização da Copa no Brasil em 2014, a FIFA vai conseguir que a censura – tão sonhada pelo PT – seja implantada.

Veja o que foi publicado a respeito:

O projeto de Lei Geral da Copa que tramita na Câmara dos Deputados fere a liberdade de imprensa, afirmam especialistas em direito constitucional e desportivo ouvidos pelo UOL Esporte.  

O texto da proposta extingue um direito garantido pela Lei Pelé (9.615/1998) a todos os meios de comunicação, de registrar e divulgar até 3% dos eventos esportivos, ainda que privados. É o que a lei caracteriza como “flagrante jornalístico”, e serve para que o direito constitucional à informação da sociedade em geral não seja prejudicado pelo direito dos organizadores de um evento de explorar comercialmente a sua transmissão. 

O projeto da Lei da Copa, de autoria do Poder Executivo e alterado pelo relator do projeto na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), proíbe até mesmo os órgãos de imprensa credenciados de captar imagens ou sons dos jogos e eventos da Copa do Mundo de 2014, salvo com autorização expressa da Fifa.  

Se a proposta for aprovada como está, todos os meios de comunicação só poderão tornar públicos os vídeos, fotos e trechos de áudio que a Fifa selecionar. Assim, ao fim de cada partida de futebol ou evento da Copa, a Fifa teria até duas horas para selecionar quais imagens estaria disposta a liberar para uso da imprensa e conhecimento do público em geral. No caso das partidas de futebol, seriam liberados seis minutos de imagens. 

Veja mais em: 
http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2011/12/14/projeto-de-lei-da-copa-fere-liberdade-de-imprensa-dizem-juristas.jhtm 

Nota: 

E a mídia desportiva vai ficar calada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....