24 de dezembro de 2011

Usar drogas poderá deixar de ser crime no Brasil




        O uso de drogas é hoje considerado crime. Apesar disso, o usuário não vai para a cadeia. A pena, nestes casos, é de prestação de serviços comunitários, com a perda da primariedade.

        Nos meios jurídicos são muitos aqueles que defendem de que não deverá existir punição para os usuários de drogas, sob a alegação de que se trata de um direito individual, ferindo, consequentemente, o princípio constitucional vigente que garante à  intimidade e à vida privada de cada um dos cidadãos brasileiros.

        Em face de uma ação proposta pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá colocar um ponto final nessa discussão.

        Entendo que o STF deverá de vez acabar com a prisão no caso de uso de drogas por qualquer pessoa. Primeiro porque na prática já é isso que acontece, pois a eficácia da lei que criminaliza o uso de drogas deixou de existir.

        O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de há muito vem se manifestando a favor da descriminalização das drogas, sob o argumento de que o usuário é um doente e não um criminoso. No seu entender, trata-se de um problema a ser enfrentado com “a expansão no serviço de saúde, além de campanhas contínuas para mostrar o mal que a droga causa".

E você leitor (a) deste blog, o que acha sobre essa controvertida questão?

Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....