7 de janeiro de 2012

ENEM – MAIS UM DOS MUITOS ERROS





Nota na redação passa de 0 para 880


       Na quarta-feira, o MEC confirmou que um estudante de São Paulo conseguiu na Justiça a revisão da nota da redação do Enem 2011, que passou de 0 para 880 pontos. Uma banca extraordinária composta pelo consórcio responsável pela aplicação foi acionada para analisar o texto, atribuindo a nova nota.

       O órgão não comentou a diferença na pontuação do candidato após a decisão judicial, mas afirmou que o processo de correção das provas do Enem "funciona muito bem" a partir da avaliação de dois corretores e de mais um terceiro em caso de discordâncias. A assessoria do MEC ainda disse não acreditar que esse caso possa abrir precedência para outros candidatos que queiram que a nota seja revista.

       Um professor de cursinho indagado sobre as razões do caso comentou: “... o maior problema é que não há uma seleção de profissionais qualificados para avaliar os textos e que o treinamento é insuficiente. Assim, a nota da redação é quase como uma loteria".

        Para o citado professor “... a correção do texto tem um grau de subjetividade muito maior do que uma prova de matemática ou de história, mas que quando há controle sobre quem realiza esse trabalho, os erros são minimizados. O problema é que no formato do Enem, os corretores são pagos por redação corrigida. Assim não se estimula uma correção bem feita, e sim que tudo seja feito muito rápido".

       Duas perguntas que ficam no ar:

1.  os demais estudantes que prestaram o ENEM/2011 podem confiar na nota que recebeu na sua redação?


2.  Será que um dia o ENEM será realizado sem a ocorrência de tantas falhas?

Não tenho dúvida de afirmar que nesta questão o problema maior reside na cúpula do Ministério da Educação.
Vamos ver o que Cícero preconizava: 

“Segue muito bem seu curso aquela nave que se vale de piloto muito competente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....