2 de fevereiro de 2012

Taxa de Matrícula – cobrança indevida








Foi publicada hoje uma notícia de que um novo projeto de lei foi proposto na Câmara proibindo que as escolas venham cobrar taxa de matrícula antecipada.

Diz a notícia que a lei pretende evitar o que hoje já ocorre: a matrícula virou uma 13ª mensalidade nos cursos anuais e 7ª nos cursos semestrais.

Mais uma lei que certamente será criada e não terá a eficácia esperada.

Hoje, segundo a Lei 9.870/99, o valor da semestralidade ou da anuidade deve ser dividido em 6 ou 12 parcelas, respectivamente, sendo a taxa de matrícula já inclusa. A lei permite a apresentação de planos de pagamento alternativos, desde que não excedam ao valor total anual ou semestral.

O projeto é totalmente desnecessário. Já existe legislação que ampara alunos e pais pela cobrança de qualquer parcela além das previstas: 12 (doze) para cursos anuais e 6 (seis) para cursos semestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....