DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR
PRECISAMOS DE TOLERÂNCIA ZERO
Hoje é comemorado o Dia Internacional do Consumidor. No Brasil temos uma legislação moderna que pode garantir os direitos dos consumidores. Mas temos a garantia de que a legislação possui eficácia e é efetivamente aplicada?
Vejam a notícia abaixo:
O Procon-SP por meio de uma medida administrativa e calcada na lei, suspendeu a venda de alguns dos mais conhecidos sites de venda on-line. A justificativa era fundamentada nos inúmeros casos de desrespeito com o consumidor; atraso e defeito das mercadorias.
Vejam a notícia abaixo:
O Procon-SP por meio de uma medida administrativa e calcada na lei, suspendeu a venda de alguns dos mais conhecidos sites de venda on-line. A justificativa era fundamentada nos inúmeros casos de desrespeito com o consumidor; atraso e defeito das mercadorias.
Algumas horas depois de anunciada a
proibição temporária (72h) de vendas, advogados das empresas já conseguiram na
Justiça uma liminar que lhes concedia o direito de continuar vendendo, ou
desrespeitando os consumidores como sustenta o Procon-SP.
Concordamos que o Poder Judiciário deve
estar sempre de plantão, agindo prontamente, diante de uma situação que esbarra
no estrito cumprimento da lei ou de uma séria ameaça a um direito adquirido.
Mas no caso sob comento, teria tido o Juiz tempo hábil para analisar os fatos,
diante das denúncias do Procon-SP?
Qualquer um sabe que os sites de vendas
on-line cometem atos de desrespeito com os consumidores, ante a enxurrada de
reclamações que são divulgadas pela imprensa e pela internet. Afirmar que essas
reclamações ou atos de desrespeito aos consumidores são pequenas, menos de 1%,
não se justifica.
Precisamos, também na defesa dos
consumidores, tolerância zero.
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