10 de março de 2012

O elevador parou? Veja como proceder.







Num dos programas da Ana Maria Braga, os bombeiros ensinaram como agir em  caso de elevador que trava, pára e dá pane.
Pelo  menos 76 pessoas morreram no ano passado, porque confiaram no zelador,  que usou uma chave de fenda no elevador em pane e abriu um certo pino. A pessoa que estava dentro tentou sair pela metade aberta da porta do  elevador. O elevador movimentou-se, e a pessoa foi cortada ao meio.

Há casos em que outras pessoas tiveram mãos, braços ou cabeças  decepadas.

Por isso, NUNCA tente sair  pelo buraco ou parte aberta de um elevador em pane!

O procedimento correto é o seguinte:

1.Aperte o botão do alarme ou o  que indica que está avisando alguém.

2. Sente-se num canto. Em caso de  descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos, aguarde,  calmamente, que venha o socorro. É uma questão de tempo. Procure se lembrar de que você está trocando tempo por segurança.

3. Não aceite ajuda de estranhos e nem saia com o elevador aberto pela metade! Ele poderá subir ou descer repentinamente.

4. O BOMBEIRO, ASSIM QUE CHEGAR, VAI DESLIGAR A CHAVE GERAL DA CASA DE MÁQUINAS E TESTAR, COM UM  APARELHO, SE O ELEVADOR ESTÁ PARADO MESMO E TOTALMENTE INOPERANTE.  Então, ele avisará a outro bombeiro, via rádio, para que faça o procedimento junto à porta do elevador. E o elevador irá subir ou  descer, completando o ciclo dele e parando no ponto  seguro.

5. ANTES de entrar no elevador,  sempre, verificar se ele está parado. ESPERAR que as pessoas saiam ANTES  de você entrar e ficar atento no número de ocupantes, se está compatível  com o peso que diz na placa!

Quando estiver muito cheio, evite entrar nele, pois poderá haver problema!

Os bombeiros explicaram também que o elevador tem freios, suportes,  ganchos, tudo que oferece proteção total e que um elevador não cai, sem mais nem  menos.

Portanto, a pessoa terá que se manter calma e sem pressa. Mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar) e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem  problemas!

Resumindo: se ficar preso só saia com a ajuda  dos bombeiros, e não com a do zelador do prédio, ou de um abelhudo que  diz que tudo já está sob controle.

E, em caso de Incêndio, JAMAIS use o elevador. Faça uso da escada.

Repasse. Você pode salvar uma vida!

Crédito:
Recebi por e-mail de Lethicia Andreucci Miragaia Ribeiro, Mogi das Cruzes, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....