8 de janeiro de 2013

VIAGEM - CUIDADO COM A EMBOLIA PULMONAR




http://www.uchospitals.edu/images/gs/si_2396.gif 
Imagem -  http://www.uchospitals.edu/images/gs/si_2396.gif




Uma das causas da embolia pulmonar:   


O ator e diretor Marcos Paulo morreu  domingo (11) de novembro, aos 61 anos de idade, após ser acometido de uma embolia pulmonar. A doença que matou ator e diretor Marcos Paulo surge de repente. Segundo os médicos, a embolia pulmonar é grave e mata muito rápido: A embolia acontece quando um coágulo entope a veia e obstrui a chegada do sangue ao pulmão – um fenômeno parecido com o que acontece nas artérias do coração, no infarto, ou do cérebro, no acidente vascular cerebral (AVC). É, portanto, um evento que surge de repente e pode ser fulminante.O cirurgião vascular Francisco Osse, diretor do Centro Endovascular de São Paulo, explica tudo: a “esmagadora maioria” dos casos de embolia tem origem em uma trombose nas pernas. “Trombose é a formação de um coágulo dentro de uma veia. É mais comum nas pernas, mas pode ser em qualquer lugar do corpo”, afirmou.

 Atenção para estas informações… Uma das causas da embolia pulmonar:  ‘Trombose do viajante’. Uma origem comum para a formação dos coágulos são as longas viagens de avião, no que constitui a “trombose do viajante”. “Qualquer vôo com mais de quatro horas aumenta em cinco vezes o risco de uma trombose em uma pessoa normal”, disse o cirurgião vascular.

Isso acontece quando uma pessoa passa muito tempo sem andar – ou, principalmente, sem ativar o músculo da panturrilha – a circulação da perna fica comprometida e o sangue tende a coagular. Além disso, o ar seco do ar condicionado faz com que o organismo perca líquido e o sangue fique mais espesso, o que também aumenta a coagulação. O avião reúne essas duas condições. No domingo, Marcos Paulo voou de Manaus para o Rio de Janeiro. Infelizmente, esta foi a causa da morte de Marcos Paulo. Você viaja muito de avião? Cuidado! Passou de 4 horas de vôo, tem que se movimentar!Mais uma dica importante para os viajantes…Para evitar o problema, os médicos recomendam que os passageiros sempre procurem fazer caminhadas dentro do avião para exercitar a panturrilha. Contra a desidratação, a dica é beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas.

Nota:

As informações acima, recebidas por e-mail de um dos meus leitores, me haviam sido repassadas pelo meu médico particular. Considerando que elas são de grande relevância, acredito que devam ser repassadas.

Repasse! 

Você pode salvar vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.