22 de novembro de 2014

Tá rindo do quê?



Resultado de imagem para imagem hiena


Segundo a BBC as hienas são animais conhecidos por sua famosa risada. Porém, segundo a mesma fonte, esse som não tem nada a ver com o humor desses bichos. Segundo estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o principal motivo do ruído emitido pelo animal é a frustração.

Fazendo uma analogia a esse estudo, começo a entender a razão de o brasileiro rir tanto e a fazer piadas da própria desgraça.

A denominada “cultura do piadismo” se assemelha a outra característica do brasileiro de “dar um jeitinho em tudo”, do conformismo total diante de fatos e problemas que diariamente nos afetam.

Como afirma Enio Rezende, em Cidadania: o remédio para as doenças culturais brasileira, “rir de suas desgraças não irá ajudar os brasileiros a resolverem seus problemas, angustias e revoltas.Também não ajudará a evitar ou solucionar os problemas. É mais provável que ajude seus causadores, os maus políticos, os maus governantes, os maus empresários, os aproveitadores e os corruptos a se sentirem mais à vontade e encorajados para continuar com suas ineficiências e com suas ações imorais e maléficas”.

A cultura do “levar vantagem em tudo”, a famosa “Lei de Gerson”, parece ter sido extinta do contexto brasileiro. Chegou a hora de acabar de vez com o “piadismo”, e olhar de frente para uma realidade que exige de todos nós outro comportamento.

Como afirma o autor antes citado, precisamos, e com urgência, afastar da nossa sociedade uma nova doença que poderá nos afetar: o masoquismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.