9 de janeiro de 2011

A Educação do Brasil sequer vira notícia: você sabe quem é Miguel Nicolelis?




A falta de importância que se dá à educação em nosso país é retratada na pouca importância que o assunto reapresenta para uma significativa parcela da nossa população. Daí o pouco espaço que se dá a ela nos meios de comunicação. Um e-mail que recebemos sob o título “Craque” confirma nossas assertivas e vale a pena ser reproduzido neste blog:


O PPS citado poderá ser acessado no seguinte endereço eletrônico constante das notas de rodapé deste post (1):

Em seu blog Blog Educação e sustentabilidade (1), Reinaldo Canto, Jornalista, consultor e palestrante, é colaborador da Envolverde, diretor de comunicação do Greenpeace e coordenador de comunicação do Instituto Akatu, demonstra como esse nosso cientista é tratado aqui e como seria em um país desenvolvido. Segue a sua comparação:

No Brasil:

"Pequenas matérias de portais de internet e notas de rodapé em páginas internas de jornais relatam a premiação de um dos maiores e mais engajados cientistas brasileiros. As revistas de celebridades não falam do assunto, pois fatos e “gente sem importância” não entram nas suas páginas.Na noite seguinte ao recebimento do novo prêmio Nicolelis é visto em um restaurante movimentado em São Paulo com a família e um pequeno grupo de amigos comemorando o feito. Não foi interpelado por ninguém, algumas pessoas comentam em desaprovação o fato de naquele restaurante da elite paulista, aquele “desconhecido” trajar uma camiseta do Palmeiras, time do coração do cientista".

Em outro país:

“O cientista é capa de todos os jornais e portais de notícias brasileiros. Matérias descrevem o trabalho e esforço de Nicolelis para criar centro de excelência científica no Nordeste do país. Outras notícias falam dos projetos sociais e de formação de jovens carentes para trabalhar com ciência. A imprensa esportiva ressalta que o grande cientista é palmeirense fanático e já usou o futebol até em artigos científicos. Em entrevista coletiva Nicolelis falou dos seus projetos e na confiança que tem no futuro do país.Nicolelis é aplaudido de pé ao entrar em restaurante da capital paulista para jantar ao lado de amigos e familiares. Mais cedo em jogo do Palmeiras, é homenageado pelos jogadores e torcedores do seu time. Antes de se iniciar a partida, aliás vencida por seu time, ouviu-se no estádio: Uhhh Nicolelis, uhhh Nicolelis”.

Concluímos parafraseando Thiago Willian Moralejo:

“Uma nação que não investe em educação, dificilmente terá ordem e tardará para chegar ao progresso”.
Notas

(1)- PPS


(2)- Blog: Educação e sustentabilidade,Reinaldo Canto, Jornalista, consultor e palestrante, é colaborador da Envolverde, foi diretor de comunicação do Greenpeace e coordenador de comunicação do Instituto Akatu.Blog:


(3) - Imagem:

Um comentário:

  1. Esse é nosso mundinho mundano, onde as pessoas só dão importancia ao que acontece no "Mundo de Caras".

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....