A falta de importância que se dá à educação em nosso país é retratada na pouca importância que o assunto reapresenta para uma significativa parcela da nossa população. Daí o pouco espaço que se dá a ela nos meios de comunicação. Um e-mail que recebemos sob o título “Craque” confirma nossas assertivas e vale a pena ser reproduzido neste blog:
O PPS citado poderá ser acessado no seguinte endereço eletrônico constante das notas de rodapé deste post (1):
Em seu blog Blog Educação e sustentabilidade (1), Reinaldo Canto, Jornalista, consultor e palestrante, é colaborador da Envolverde, diretor de comunicação do Greenpeace e coordenador de comunicação do Instituto Akatu, demonstra como esse nosso cientista é tratado aqui e como seria em um país desenvolvido. Segue a sua comparação:
No Brasil:
"Pequenas matérias de portais de internet e notas de rodapé em páginas internas de jornais relatam a premiação de um dos maiores e mais engajados cientistas brasileiros. As revistas de celebridades não falam do assunto, pois fatos e “gente sem importância” não entram nas suas páginas.Na noite seguinte ao recebimento do novo prêmio Nicolelis é visto em um restaurante movimentado em São Paulo com a família e um pequeno grupo de amigos comemorando o feito. Não foi interpelado por ninguém, algumas pessoas comentam em desaprovação o fato de naquele restaurante da elite paulista, aquele “desconhecido” trajar uma camiseta do Palmeiras, time do coração do cientista".
Em outro país:
“O cientista é capa de todos os jornais e portais de notícias brasileiros. Matérias descrevem o trabalho e esforço de Nicolelis para criar centro de excelência científica no Nordeste do país. Outras notícias falam dos projetos sociais e de formação de jovens carentes para trabalhar com ciência. A imprensa esportiva ressalta que o grande cientista é palmeirense fanático e já usou o futebol até em artigos científicos. Em entrevista coletiva Nicolelis falou dos seus projetos e na confiança que tem no futuro do país.Nicolelis é aplaudido de pé ao entrar em restaurante da capital paulista para jantar ao lado de amigos e familiares. Mais cedo em jogo do Palmeiras, é homenageado pelos jogadores e torcedores do seu time. Antes de se iniciar a partida, aliás vencida por seu time, ouviu-se no estádio: Uhhh Nicolelis, uhhh Nicolelis”.
Concluímos parafraseando Thiago Willian Moralejo:
“Uma nação que não investe em educação, dificilmente terá ordem e tardará para chegar ao progresso”.
Notas
(1)- PPS
(2)- Blog: Educação e sustentabilidade,Reinaldo Canto, Jornalista, consultor e palestrante, é colaborador da Envolverde, foi diretor de comunicação do Greenpeace e coordenador de comunicação do Instituto Akatu.Blog:
(3) - Imagem:
Esse é nosso mundinho mundano, onde as pessoas só dão importancia ao que acontece no "Mundo de Caras".
ResponderExcluir