9 de janeiro de 2011

Já é hora de pensar em candidatos para 2014?



O PT e os partidos que com ele se ombrearam nas eleições de 2010 ainda não conseguiram encontrar todas as cadeiras do poder conquistado e o PSDB já começa falar em candidatos às eleições de 2014. Um de seus maiores caciques, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, conforme nos informa Josias de Souza (1) já se diz adepto a candidatura do mineiro Aécio Neves. Sob a alegação de que a “fila do PSDB andou”, Fernando Henrique diz que agora é a hora e vez de Aécio.

A notícia veiculada no blog daquele jornalista da Folha não seria objeto de nossa análise, se o PSDB, na oposição ao governo atual, demonstrasse a sua capacidade de articular-se na discussão de temas fundamentais para o nosso desenvolvimento, deixando de ser omisso como foi ao longo do mandato do presidente Lula. Mostrar “a cara” apenas nas vésperas das eleições, já lhe rendeu duas derrotas de Serra e uma de Alckmin.

Além disso, conforme salienta o jornalista Josias de Souza, o PSDB precisa superar suas divergências internas, e buscar a união de todas as suas forças, deixando de se constituir uma legenda de “amigos 100% inimigos”.

Ainda é muito cedo para se pensar em sucessão a um governo que acaba de tomar posse e ainda não mostrou a que veio. Os fortes ventos que levaram Dilma à presidência, e causaram mais uma derrota ao PSDB, ainda sopram pelo efeito da presença de Lula no poder nos últimos 8 anos. Mesmo de “pijama” e de férias nas praias do Guarujá, ele é ainda, para muitos, daqueles que votaram em Dilma, o verdadeiro rosto do novo governo.

Se Aécio Neves tem a pretensão de ser o próximo candidato à presidência pelo PSDB, ele deve seguir os conselhos do seu conterrâneo Aureliano Chaves, que foi ex-presidente do Brasil, e de seu avô Tancredo Neves, pela ordem abaixo citados:

“Quem não ouve com paciência não decide com precisão”.

“Política não é projeto, é destino: vamos esperar para ver o que o destino me reserva”.

E você caro leitor o que acha: já é hora de pensar nas eleições de 2014?

Notas:
(1) Batidores do Poder


http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2011-01-01_2011-01-31.html

Imagem:

http://jrholanda.files.wordpress.com/2010/01/aecio_neves.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....