7 de janeiro de 2011

Professor: sorria você está sendo controlado




Adaptamos o título deste post ao tomar conhecimento da obra da pesquisadora Sonia Mansano, autora do livro “Sorria, você está sendo controlado – Resistência e poder na sociedade de controle (1)”, no qual ela relata que estamos cada vez mais rodeados por dispositivos de controle.

Segundo o Blog da Cultura, “O neologismo “Big Brother” (grande irmão) veio da fantástica obra de George Orwell, 1984, no qual um líder oculto – invasivo e espião – vigia tudo e a todos com suas teletelas (um mix de televisor e câmera de vigilância, podendo, simultaneamente, transmitir a programação oficial do governo). Ironicamente, Orwell previu em 1948 que o Estado vigiaria as massas milimetricamente, mas nunca poderia prever que as massas pagariam pelo entretenimento de vigiar os outros” (2).

No mesmo blog antes citado nos é informado que “não há dados exatos, mas, estima-se que mais de 2 milhões de câmeras estão instaladas em locais públicos no País. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança só o Estado de São Paulo superou, em 2009, a marca de um milhão de câmeras de segurança instaladas, numa espécie de reality show às avessas com mais de 40 milhões de protagonistas. De acordo com a empresa RCI First Security, durante o trajeto de casa para o trabalho, um paulistano é filmado 28 vezes por dia. No Rio, a média é 10 vezes e em Belo Horizonte cinco”.

Lemos recentemente que os americanos estão testando uma nova maneira de melhorar a qualidade de ensino naquele país. A proposta é de instalar nas salas de aulas câmeras com o objetivo de avaliar o desempenho do professor. De posse do material colhido em gravações, especialistas irão estudar a melhor forma de tornar as aulas mais atraentes aos alunos.

A proposta – ainda em fase de testes – já gera muita polêmica naquele país, tido e havido como um dos que mais respeita os direitos individuais dos cidadãos. A instalação de tais dispositivos em salas de aulas afronta o direito à privacidade e à intimidade dos professores de seus alunos.

Como no Brasil ainda são muitos os plagiadores de tudo aquilo que ocorre nos Estados Unidos, não duvidamos que logo um dos nossos dignos congressistas apresente projeto de lei para que a medida seja implantada no país.

A instalação de câmeras em salas de aulas em algumas escolas no Brasil já é uma realidade, especialmente com o objetivo de garantir a segurança do patrimônio, sendo ainda raras aquelas que já instalaram tais dispositivos em salas de aulas. Na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo tramita um projeto de lei propondo a adoção dessa medida nas escolas infantis.

Se a moda pegar, e vindo dos Estados Unidos ela tem tudo para emplacar, nossas salas de aulas devem passar a concorrer com o reality show Big Brother.

Digam o preço, pois com certeza pagaremos para dar uma espiadinha.
Notas:


(1)- 2009, Summus


(2)- http://cultura.updateordie.com/2010/04/09/sorria-voce-esta-sendo-controlado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....