9 de janeiro de 2011

Lendas e histórias na internet



Como todo e qualquer cidadão do mundo recebemos hoje pela Internet uma grande quantidade e-mails. Não raras vezes, ficamos intrigados sobre a veracidade dos relatos neles constantes, e assustados pelo que eles podem conter. Como usuários que somos, desprovidos de conhecimentos que nos dê competência e habilidade para desvendar os mistérios dessa tecnologia, somos surpreendidos com “visitas” desagradáveis  e que nos trazem muitos dissabores.

Além de e-mails cuja finalidade é o de espalhar vírus, outros tentam obter dados dos usuários para fins criminosos. Alguns, menos inofensivos, contam histórias que nem sempre são verdadeiras.

Uma boa dica para aqueles que desejam conferir a autenticidade de algo que receba, e não tenha certeza de que é real, é acessar o site quatrocantos.com, cujo endereço citamos no rodapé deste post.

O objetivo do site, no ar desde 1999, é o de desvendar mitos da Internet - Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Aquele site anuncia que você poderá ver o que existe de verdade em uma ou outra mensagem.

Leia da mesma forma, o site da Microsoft, cujo endereço também postamos no rodapé. Ele oferece informações preciosas que vai ajudá-lo a navegar com maior segurança pelo mundo virtual.

O site Conexão UDI lista inúmeras lendas e e-mails falsos que circulam pela internet, dando a fonte onde se pode verificar a sua falsa autenticidade. Veja no endereço abaixo citado.

Por fim, consultem os sites do Serasa e do Procon que contém excelentes dicas dos especialistas, especialmente para aqueles que já se acostumaram a comprar pela rede.

Previna-se e boa navegação.

Notas:


http://www.quatrocantos.com/LENDAS/139_ultima_ceia_vinci.htm


http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/email/emailsfalsos.mspx


http://dilurdis.blogspot.com/2010/01/lendas-da-internet.html


http://www.serasaexperian.com.br/guiainternet/23.htm

Imagem:

http://www.guiadicasgratis.com/guiadicasgratisfotos/2010/10/O-mundo-virtual-a-vida-na-internet.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....