31 de janeiro de 2011

Eu quero sentir saudade: não me cure!!!



Ontem dia 30 de janeiro foi o dia da saudade. Em razão disso, muitos especialistas em lidar com todos os tipos de sentimento humano, ofereceram dicas de como afastar o que eles chamam de “depressão momentânea”, e orientações de como administrar a dor emocional da saudade.

Em pesquisa que realizei sobre o assunto, encontrei uma definição de saudade dada por uma criança, acometida de câncer, em fase terminal, que retrata bem esse sentimento humano: “saudade é o amor que fica”.

Para Marcele de Carvalho, psicóloga do Centro de Controle do Estresse no Rio de Janeiro, esse sentimento é natural e saudável até certo ponto. “Geralmente se fala de saudade quando se relembra ou está na ausência de alguma coisa, situação, local ou alguém. Este sentimento pode vir acompanhado de tristeza ou ansiedade, por exemplo, já que existe um impedimento para estar na presença ou convivência daquilo ou de quem se deseja estar.” A especialista alerta que: “Se o impedimento é temporário ou irreversível, é necessário saber resignar-se e criar formas alternativas para lidar com a falta” (1)

Sem ser especialista em comportamento dos seres humanos, não vejo a saudade como algo que me traga qualquer tipo de desconforto. Sentir saudade, para mim, é um sentimento que me faz bem e, se é considerado um mal, quero morrer de saudade.

Voltando à definição que nos foi dada por uma criança, e citada no início deste post – “saudade é o amor que fica”, não se pode falar que tal sentimento possa ser prejudicial ao ser humano. O amor, em qualquer de suas formas, e de que maneira é sentido, jamais pode significar algo que precisa de “remédio” para ser curado. Viver e morrer amando, é, ao contrário, a receita da felicidade.

Edson Carmo em seu blog afirma: “Tudo o que é doença no homem é causado pela falta de amor. Tudo o que está errado com o homem, está de alguma forma associado ao desamor. Ou o homem não tem sido capaz de amar, ou ele não tem sido capaz de receber amor. Sem plantio não tem colheita, e essa é a miséria mais básica do ser humano! Existem as doenças físicas e doenças mentais, na origem, todas essas enfermidades são fomentadas pela falta de amor. Investigue e você verá!”. (2)

Por tudo isso, quero sentir muita saudade: dos meus Pais que se encontram em outro plano espiritual; dos amigos que deixei pelas trilhas da vida; da minha infância e adolescência; das viagens que fiz; da convivência familiar de antigamente; da ética, honra e educação de outrora; dos meus professores; dos meus chefes e subordinados; da política e políticos sérios; da religião, família e educação, como alicerces da sociedade; do respeito aos mais velhos e às mulheres; da palavra dada que não voltava atrás; dos filmes e programas de TV que não afrontavam a moral dos telespectadores; do tempo disponível para visitar e conversar com parentes e amigos; da ausência de câmeras nos vigiando e das consultas ao SPC e SERASA; de quando eu comprava algum coisa, bastava o meu nome e a minha assinatura; da minha intimidade e privacidade preservadas; dos alimentos saudáveis, sem conservantes ou qualquer outra química; dos bailes; dos desfiles cívicos; da obrigação de cantar o Hino Nacional na escola; do médico que realmente me examinava sem me pedir qualquer exame; do café da tarde e dos almoços e jantares na hora certa,com toda a família reunida; do respeito máximo ao professor, aos pais, e as autoridades; dos Natais sem o consumismo de hoje; das compras feitas em armazéns marcadas na caderneta; de brincar e jogar futebol na rua; de que se drogar era fumar cigarros escondido dos pais; dos lanterninhas dos cinemas que nos colocavam para fora pelo simples fato de ter pego na mão de uma namorada; de ouvir no rádio boas músicas; de ler jornais que sujavam as minhas mãos; dos livros de grandes escritores e de tudo mais que hoje não mais existe.

O mundo de hoje, apesar das muitas facilidades que me são disponibilizadas com o aumento vertiginoso da tecnologia, não me oferece muito do que tinha outrora, e não me fará sentir saudade. Todavia, apesar de ter plena consciência de que é impossível restaurar o passado, é na saudade que busco o conforto de ter tido tudo o que não tenho hoje.


Mário Quintana profetizou:



"O tempo não pára. Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo”.

Por isso, quero sentir muita saudade, para que aquele tempo não pare nunca.



Se saudade é doença como dizem alguns especialistas, a minha é incurável graças a Deus.

Notas:

(1) - http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimas-noticias/2011/01/30/no-dia-saudade-aprenda-a-lidar-


(2)- http://edsoncarmo-amor.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Recebi por e-mail o seguinte comentário: QUE LINDO TEXTO.REALMENTE CONCORDO QUE A DEFINICAO DA GAROTA E PERFEITA POIS QUANDO A LI NUM EMAIL QUE RECEBI ACHEI COMOVENTE.QUANTO AO SEU BLOG ESTA CADA VEZ MELHOR.TOCA MUITO O MEU CORACAO TALVEZ POR VOCE EXTERNAR NELE SENTIMENTOS E VALORES RECEBIDOS DOS NOSSOS PAIS QUE FICARAM IMPRESSOS NA NOSSA ALMA E QUE NEM O TEMPO CONSEGUIRA APAGAR LEVAREMOS ISTO CONOSCO PARA SEMPRE COMO SE FOSSE UMA IMPRESSAO DIGITAL DIGITAL QUE NOS IDENTIFICA.BEIJOS – Terezinha F. Honório.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....