9 de fevereiro de 2011

Afinal: Presidente ou Presidenta Dilma? E se ela casar, seu marido será ?



Pensamos que esse assunto já tinha se esgotado, deixando de aparecer nas manchetes de jornais e dos e-mails que recebemos diariamente. Afinal qual a forma correta de chamar Dilma Rousseff: Presidente ou Presidenta do Brasil?

Todavia, o assunto voltou a baila nesta semana. A Senadora Marta Suplicy, vice-presidente (ou presidenta) do Senado Federal, que já em outra oportunidade exigiu, em plenário, que Dilma fosse chamada de Presidenta pelo seu ex-marido, Senador Eduardo Suplicy, agora interpelou, pela mesma razão, o próprio Presidente daquela Casa Legislativa, Senador José Sarney.

Sarney, que é membro da Academia Brasil de Letras (não acreditamos que por mérito), acertadamente rebateu Marta, afirmando que as duas expressões estão corretas gramaticalmente, e que prefere a fórmula francesa: madame le president!!!

Segundo o nosso vocabulário ortográfico, a expressão “presidente” é classificada como substantivo comum de dois, podendo ser utilizada tanto como “o presidente” como “a presidente”. Todavia, esse mesmo vocabulário registra a expressão “presidenta”, como substantivo feminino, o que faz com que nossos melhores gramáticos nos ensinem que podemos usar indiferentemente a Presidente Dilma ou a Presidente Dilma.

Além de tudo isso, é importante saber que existe uma lei federal (n. 2.749, de 1956), do senador Mozart Lago que determina o uso oficial da forma feminina para designar cargos públicos ocupados por mulheres. Antiga, mas ainda em vigor, a referida lei não gozava de qualquer importância até que Dilma Rousseff fosse eleita presidenta do Brasil.

Apesar de gerar preferências generalizadas dos gramáticos, por razões diversas, todos são unânimes ao afirmar que as duas formas estão gramaticamente corretas.

Se o leitor quiser conhecer as análises que os gramáticos tecem sobre o assunto, e as razões de suas preferências, sugerimos a leitura do site Revista da Língua Portuguesa:

 http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12196.

 

Temos que convir que a mulher está assumindo, a cada dia,  novas posições na sociedade, que outrora eram somente reservadas aos homens, sendo exemplos disso o aumento substancial no nosso país de Juízas, Promotoras de Justiça, Delegadas de Polícia, Desembargadoras, Governadoras e Secretárias de Estado, Deputadas, Senadoras, Prefeitas, Vereadoras e Ministras.

Cabe, portanto ao leitor decidir se deseja chamar Dilma de Presidente ou Presidenta, pois as duas expressões estão corretas. Como somos legalistas, em decorrência da lei citada, vamos usar Presidenta.

E tem mais, se Dilma, que hoje não é casada, contrair novo matrimônio, o seu marido deverá ser chamado de "primeiro cavalheiro".

Por mais estranho que possa parecer, está correto.

Será que teremos um "primeiro cavalheiro"?












Um comentário:

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....