14 de fevereiro de 2011

O mercado de trabalho – escassez de profissionais qualificados





“Especialistas em recursos humanos aconselham que o momento de buscar um novo emprego é justamente quando o profissional está trabalhando, o que diminui sensivelmente o estresse na busca de uma nova colação e o seu poder de negociar um bom salário”.

 
O mercado de trabalho está receptivo para aqueles profissionais qualificados cuja remuneração inicial parte de R$5.000,00 podendo atingir R$50.000,00 em nível de Diretoria.

Diante desse quadro, e considerando que o Brasil será sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior irá realizar um censo para medir a carência de mão de obra especializada no Brasil. Segundo fontes consultadas, não há data definida para que esse levantamento seja feito.

Diante desse contexto, e como tudo decorre de eventos futuros, o levantamento visa orientar que os jovens venham buscar formação em áreas cuja falta de profissionais já é hoje detectada, e aquelas que irão, no futuro, demandar maior número de oportunidade de emprego.

Nesse sentido, diversos cursos superiores que hoje têm vagas ociosas poderão ser novamente procurados por alunos que buscam formação profissional. Citamos, por exemplo, os cursos de Turismo e de Hotelaria que foram desativados por algumas instituições de ensino por falta de alunos interessados em cursá-los.

Apesar de considerar que a vocação deve estar em primeiro plano, os jovens precisam estar atentos às novas perspectivas do mercado de trabalho e, de forma especial, ao levantamento que será feito pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pois ele poderá sinalizar o melhor caminho a ser percorrido.

A Copa do Mundo e as Olimpíadas não devem proporcionar ao Brasil apenas a oportunidade de obter vitórias no campo esportivo, mas, de conquistas extraordinárias no campo socioeconômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....