25 de março de 2011

Uma nova metodologia de avaliar o estudante




Os professores devem buscar novas fórmulas para avaliar o desempenho dos estudantes. Ontem, com o avanço das calculadoras portáteis, foi preciso algum tempo para que elas deixassem de ser proibidas em salas de aulas, e que as questões fossem formuladas de sorte que o uso dessas máquinas não interferisse na avaliação. Hoje, o mesmo deverá ser feito com os computadores portáteis e os telefones celulares. Coibir simplesmente o seu uso seria voltar no passado, e cometer o mesmo erro ocorrido com a proibição das calculadoras.

A razão do nosso post está diretamente ligada a uma notícia divulgada no site Uol- Últimas Notícias, que se reporta a uma matéria publicada no jornal espanhol La Vanguardia, sob o título “Universitários guardam ‘cola’ no celular e consultam internet durante exames na Espanha” (1).

Em primeiro lugar, consideramos que uma avaliação (provas/exames) sempre se constituiu um momento adequado para que o aluno também possa aprender. A formulação de questões já pode ir nessa direção, facultando ao aluno a oportunidade de adquirir conhecimentos.

Por outro lado, a moderna tecnologia disponível – computadores portáteis, celulares com acesso à internet/bancos de dados, etc. -, na verdade, ofeecem hoje um conjunto de informações que não precisam mais pertencer aos arquivos que guardamos em nosso cérebro.

Apesar de ser correto o pensamento de que o uso intenso da internet e dos recursos que ela nos proporcionam  precisa ser repensada e balanceada, impedir à sua utilização nas instituições de ensino seria um retrocesso.

Nesse sentido, para concluir, aconselhamos aos nossos leitores que acessem o texto “A internet está deixando você burro? disponibilizado no site Methodus (2).

Notas:

1- http://m.noticias.uol.com.br/midiaglobal/lavanguardia/2011/03/13/universitarios-guardam-cola-no-celular-e-consultam-internet-durante-exames-na-espanha.htm;




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