26 de abril de 2011

Transição entre escola e trabalho constata dificuldades sociais de jovens



Pelo menos uma vez na vida, provavelmente o leitor já tenha passado por aqueles tortuosos processos de seleção, em manhãs frias e com dezenas e mais dezenas de outros jovens iguais a você, com currículo na mão e a esperança no peito. Às vezes uma indicação, outras sorte, a realidade é que muitos fatores determinam quem ficará com a vaga.

Curiosa com os processos de seleção do mercado e a luta pelo primeiro emprego, a socióloga e pesquisadora Gisela Lobo Tartuce detalha uma análise sobre os diferentes grupos de jovens entre 16 e 18 anos que buscam uma oportunidade no livro "Jovens na Transição Escola-Trabalho".

"O objetivo desta pesquisa é compreender, por meio das vivências e percepções de jovens sobre os processos de qualificação profissional e de inserção no mercado de trabalho, em um contexto de crescente demanda por escolaridade e formação e, simultaneamente, de decrescente possibilidade de absorção pelo mercado de trabalho de parcela não desprezível da população economicamente ativa, especialmente a jovem", esclarece Gisela Lobo.

Os contrastes averiguados pela autora despertam a reflexão sobre os percursos juvenis, suas angústias, dificuldade salarial e expectativas e cobranças pré-determinadas.

"Os jovens, por um lado, são socialmente definidos por sua situação de transição entre a escola e trabalho. Para eles, a questão da inserção no mercado de trabalho é central. Além disso, pelo momento do ciclo da vida que atravessam, são o grupo sobre o qual mais expectativas são criadas em termos dessa transição e inserção."

A obra é dividida em quatro partes, descrevendo as realidades que constatou nas entrevistas com jovens nas agências de emprego, discutindo sobre a limitação do estudo, a necessidade do trabalho para pagar contas da família pobre e o espaço para sonhos e projetos frente à realidade imposta.

"A transição da escola ao trabalho é apenas um dos aspectos da vida dos jovens entrevistados: está inserida no processo maior de transição à vida adulta, tenso e intimamente relacionado, de construção de sua qualificação e de sua identidade, de anseio por reconhecimento", percebe e avisa a socióloga.

Nota deste blog

Como temos muitos leitores jovens, a obra é uma excelente fonte de consulta.

Fonte

Livraria da Folha

Link original da notícia - http://livraria.folha.com.br/


















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