7 de maio de 2011

CONDOMÍNIO!!


                                                 FONTE: http://www.lowndes.com.br/

A expansão do setor imobiliário, com mais gente trocando casas onde até agora residia com familiares por apartamentos, exige que os novos moradores passem a conhecer como funciona a vida em condomínio.

Para Roberto Zeni, gerente de Desenvolvimento Urbano da instituição.

" É fundamental repassar os direitos e deveres de todos"




Alguns aspectos polêmicos e suas considerações:
 

 
Cálculo da Taxa condominial? A taxa condominial arrecadada mensalmente é destinada a cobrir as despesas de manutenção e conservação do edifício. Esta taxa pode ser estipulada pelo síndico através de uma cobrança fixa com base na média dos gastos ou calculada todo mês através da soma dos gastos. O cáculo pode levar em conta até mesmo tamanho dos apartamentos. Há também a possibilidade de ser cobrado um fundo de reservas junto com a taxa de condomínio, valor destinado às emergências ou reformas, importante este valor deve vir discriminado no boleto de pagamento e deve ser aprovado em assembléia. A taxa de condomínio pode sofrer também um acréscimo anual equivalente ao repasse dos reajustes ocorridos nos impostos.



Quem deve pagar as despesas do condomínio locador ou locatário? Em linhas gerais, o locatário é responsável pelas despesas ordinárias são aquelas que se relacionam com o uso, manutenção e conservação das áreas e instalações de uso comum, da edificação em regime de condomínio. Já o locador é responsável pelas extraordinárias de condomínio se entendem aquelas que não se refiram aos gastos rotineiros de manutenção do edifício: obras, pinturas, dívidas trabalhistas, instalação de equipamentos de segurança, telefonia, fundo de reserva. Cuidado muitos condominios utilizam nomenclaturas diferenciadas para designar estas despesas extraordinárias, assim por exemplo a chamada de capital.






IIMPORTANTE: É a responsabilidade do comprador pelas dívidas de condomínio deixadas pelo antigo proprietário, esta é a posição da jusrisprudência pacífica bem como do  Código Civil, no artigo 1.345, " O adquirente de unidade responde pelos débitos do alienante, em relação ao condomínio, inclusive multas e juros moratórios." Fonte: Departamento Jurídico do Secovi-PR




Inadimplência da taxa condominial? O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os condomínios poderão cobrar juros acima de 1% ao mês sobre dívidas de taxas condominiais, bastando que a cobrança seja aprovada na convenção de condomínio. É permitido que o condomínio informe através do balancete as unidades que não efetuaram o pagamento da cota condominial, importante as decisões judiciais tem entendido que a afixação do balancete, com referência ao número dos apartamentos inadimplentes, sem indicação dos nomes dos respectivos condôminos, não configura dano à honra desses. Fonte: BrasilWiki
 
 
 
CACHORROS: O juiz Aureliano Albuquerque Amorim, da 4ª Vara Cível de Goiânia do Tribunal de Justiça de Goiás, anulou a multa aplicada, de 100% da taxa condominial, a moradores que mantinham um cachorro da raça shitsu em seu apartamento. A proibição consta da convenção entre condôminos. O  juiz ponderou que tais regras, de manter um ambiente harmonioso no condomínio, não podem se sobrepor ao direito de qualquer pessoa, de possuir um animal de estimação, desde que este não provoque prejuízos aos moradores. “Possuir animais de estimação é um direito de cada pessoa, servindo inclusive para atender aos anseios de desenvolvimento afetivo e emocional dos filhos e até dos adultos. É comum que tais animais exerçam grande importância no seio familiar, provocando inclusive sentimento de tristeza ante sua perda”, decidiu. Para o juiz, a cláusula proibitiva deve ser aplicada, mas não de forma indiscriminada. “A presença de animais de pequeno porte, que por suas circunstâncias de fato não represente qualquer influência negativa no modo de vida do condomínio não pode ser atingida por uma cláusula dessa natureza”, concluiu.
 
BARULHO:
 
 
 
 
 
 


 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....