3 de maio de 2011

Vença a timidez e peça por um emprego!

Imagem meramente ilustrativa

 
Fazer contato com pessoas que trabalham na área é importante para garantir uma vaga e se preparar para o trabalho.

Mais

Não seja tímido e organize uma lista com as pessoas que gostaria de conversar sobre a carreiraVocê descobrirá o quanto as pessoas estão abertas para dar conselhos a quem precisa.

Na hora de buscar por um novo emprego, ter um bom currículo não é a única coisa que ajuda, mas também uma rede de relacionamento. O contato virtual com pessoas desconhecidas é uma boa chance para conseguir uma vaga de emprego, entretanto não são todas as pessoas que conseguem vencer a timidez e abordar esse assunto delicado.

Confira a seguir algumas dicas que prometem ajudar você a se apresentar da forma correta para pessoas que podem ajudar muito na sua recolocação profissional:

1) Comece devagar

Faça uma lista com quem você tem em mente e que não se sente tão à vontade para entrar em contato. Feito isso liste em ordem de dificuldade de abordagem e escolha o que vai estar mais receptivo para uma conversa.

2) Não aceite um "não"

Em alguns momentos quem busca emprego não quer contatar outra pessoa porque acha que ela não quer e não poderá ajudá-lo. Mas nunca se sabe ao certo até perguntar, ganhar confiança e se dar conta de que muitas pessoas gostam de dar uma ajuda. O pior erro é não admitir que está desempregado. Muita gente encontra oportunidade para alguma vaga quando menciona que não trabalha até para o vizinho.

3) Faça uma boa apresentação

Todo mundo está ocupado, portanto é importante chamar a atenção dos contatos que deseja o mais rápido possível. Faça uma apresentação direta que mostre quem você é e o que oferece. Antes de se apresentar para alguém investigue bem o trabalho dessa pessoa, quais projetos ela participa, entre outras coisas para poder mostrar que tem experiência para colaborar nessas áreas.

4) Peça mais conselhos do que informações sobre vagas

Além de evitar comprometer outra pessoa, ela se sentirá mais confortável em dar conselhos úteis sobre o que ocorre geralmente nas empresas, além de sugerir outros contatos.

5) Ofereça algo em troca

Não é porque você está desempregado que não existe nada que possa oferecer em troca de ajuda. Aproveite o tempo que fica na internet e busque assuntos que possam acrescentar muito para as pessoas que se mostraram receptivas com seu contato.
 
6) Sempre peça outros contatos

Ao fim de um papo questione se existe uma pessoa que possa ser indicada para pedir mais informações e conselhos. Se a impressão foi boa e o papo rolou, com certeza te indicarão mais alguns nomes.

7) Estabeleça uma rede de contatos eletrônicos

Monte uma lista com gente que você tenha conversado e mostrado interesse e envie e-mails uma vez por mês para atualizá-los sobre sua busca e com quem você já conversou. Isso deixará você na mente das pessoas e caso surja alguma vaga eles podem indicá-lo. Os e-mails devem ser curtos e de preferência com algum tema que também interesse às pessoas que receberão. Mesmo quando entrar em um novo emprego não deixe de criar redes, até porque o tempo médio de cada pessoa em um emprego é de aproximadamente quatro anos. Então, é possível que você precisará buscar uma nova vaga novamente.

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....