22 de julho de 2011

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS DE MÉDICOS OBTIDOS NO EXTERIOR

Google Images - meramente ilustrativa

A edição 2011 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), cujo objetivo é reconhecer diplomas de medicina obtidos em instituições de ensino estrangeiras, recebeu 601 inscrições. Do total de candidatos, 320 se formaram na Bolívia, 146 em Cuba e 58 na Argentina.

O exame foi aplicado pela primeira vez no ano passado em caráter experimental. O objetivo era desburocratizar o processo de revalidação dos diplomas de medicina estrangeiros. Mas dos 281 candidatos que compareceram à prova, apenas dois foram aprovados.

A revalidação ocorre em duas etapas. No dia 28 de agosto os inscritos farão uma prova objetiva, de caráter eliminatório, que será aplicada em seis capitais. Os aprovados na primeira fase participarão nos dias 1° e 2 de outubro de um exame prático para avaliar as habilidades clínicas. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que todo o processo seja concluído até dezembro.

Fonte:
Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil
Em Brasília
   
http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/07/20/medicos-formados-na-bolivia-sao-maioria-dos-inscritos-em-prova-para-revalidacao-de-diplomas.jhtm

Nota deste blog

Será que vale a pena realizar tal prova em substituição ao processo tradicional de revalidação feito por universidades públicas? Os gastos com um exame dessa natureza, realizado em diversos Estados, e em mais de uma etapa, não seriam excessivos pelo baixo número de alunos aprovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....