2 de outubro de 2011

O famoso pic pic e ratimbum cantado nos aniversários




Instigado pela minha amiga e leitora Marilena, Guarujá,SP, trago aos meus leitores duas versões que conheço sobre a origem do famoso “pic pic” cantorolado nas festas de aniversários no Brasil.

A primeira dela, afirma que a expressão “ratibum ou ra-tim-bum”, significa “amaldiço-o você”, originada de rituais satânicos.
Folclore? Verdade? Deixo que vocês, meus leitores, façam suas pesquisas a respeito. Aliás, a internet é uma ferramente que lhe permite isso.
Boa pesquisa.
A segunda delas, afirma que o bordão “é pique é pique, é hora é hora, rá-tim-bum”, incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas (como a faculdade também era chamada) da década de 1930. “É pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como “pic-pic” porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo. “É hora” era um grito de guerra de botequim: nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja –era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: “É meia hora, é hora, é hora, é hora”.


"Rá-tim-mum", por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome. O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic (que criou o sanduíche Bauru graças a outro estudante de Direito, Casemiro Pinto Neto), com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje:“Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá, já, tim, bum”

Rá-tim-bum”, por
Essa segunda versão está estribada em uma pesquisa realizada e publicada na revista da FAPESP, páginas 56 e 57 cujo link no rodaé deste post (nota 1)
Leia, também, artigo escrito por Eduardo Cesar Vieira Vita Marchi, perofessor titular de Direito Ronamo da Faculdade do Largo São Francisco (USP), 2002/2006, cuja reprodução digitalizada o leitor poderá conferir no rodapé deste post (nota 2).




Notas:

(1)


(2)








Crédito: Marilena, Guarujá, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....