5 de outubro de 2011

PRIVACIDADE - CUIDADO VOCÊ ESTÁ SENDO VIGIADO!


VOCÊ ESTÁ SENDO VIGIADO

O avanço da tecnologia faz com que você venha perder cada vez mais à sua privacidade, ante uma quantidade enorme de aparelhos que vigiam os seus passos. Além das câmeras colocadas em estabelecimentos comerciais e espaços públicos, os seus aparelhos de celular, notebook, handhelds, etc., estão monitorando os seus passos, sendo passível de rastreamento.

Ao mesmo tempo em que oferecem segurança às pessoas, essa tecnologia faz com que a privacidade pessoal seja cada vez mais invadida.

A etiqueta eletrônica, que substituirá os códigos de barras, será mais um dispositivo que permitirá gravar os dados pessoais de uma pessoa, objeto ou animal, bem como detectar onde eles estão por meio de antenas e leitores de antenas de radiofreqüência instaladas em todos os lugares para captar os sinais. Já vislumbramos isso nos pedágios, com o denominado Sem Parar.

Experiências têm de mostrado, por exemplo, a eficácia de dispositivos dessa natureza que são implantados em pessoas e animais. Usando um microchip subcutâneo, que usa a tecnologia da etiqueta eletrônica e do GPS, é possível monitorar a distância uma pessoa.

A geladeira do futuro irá avisar ao supermercado a falta de um produto e o estoque de estabelecimentos comerciais serão monitorados instantaneamente, evitando que um produto falte nas prateleiras. Evidentemente que já se prevê uma infinidade de uso para as denominadas etiquetas eletrônicas, bem como de outros dispositivos que tenham por finalidade melhorar a eficiência do controle de quase tudo.

Se por um lado sua vida será facilitada, não resta dúvida que os seus passos estarão sempre sob o “olhar” de um desses dispositivos, colocando em risco à sua privacidade.  Hoje alguns crimes foram desvendados, com a identificação do criminoso, com a ajuda da nova tecnologia.

Se você está interessado no assunto, recomendamos a leitura dos seguintes livros: “Um mundo congestionado por imagens, de Mário Rosa e “A erosão da privacidade” de Amaro Moraes e Silva Neto.

Da mesma forma, sugerimos a leitura do post “Tecnologia e Privacidade”, publicado no blog Simulações.com (link abaixo):


Concluímos com uma frase lida na internet:
"Jamais publique algo que você não colocaria em uma faixa ou outdoor na rua”

 IMAGEM CHIP SUBCUTÂNEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....