17 de dezembro de 2011

Consciência Ambiental Urgente




Crédito Imagem - cntdespoluir.org.br





Estamos convencidos de que é preciso cuidar do meio ambiente. Todavia, não temos, com raríssimas exceções, à nossa disposição, os instrumentos de que precisamos para adotar um comportamento que tenha por objetivo zelar pela proteção ambiental.

Uma das questões mais preocupantes hoje é como fazer o descarte de materiais e/ou produtos que possam de alguma maneira poluir. 

Nesse sentido, merecem aplausos duas iniciativas que têm esse mesmo objetivo. A primeira, de autoria de um vereador de São Paulo, Capital, que protocolizou na Câmara Municipal um projeto de lei que obriga as empresas e/ou indústrias a adotarem o que se convencionou chamar de Rótulo Descarte Padrão, e a criação de um serviço gratuito de informações de pontos de descartes. 

A segunda, também elogiável, foi tomada por dois jovens que inspirados nas redes sociais, criaram uma rede ambiental com a ambição de atuar globalmente, embora ela seja cem por cento brasileira. Assim, em fevereiro de 2010, surgiu a Made in Forest (
www.madeinforest.com).

A citada rede lançou uma Central de Reciclagem, uma plataforma com endereços de todo o país para o descarte de 36 tipos de materiais recicláveis. São mais de 15.000 pontos, em 3.000 municípios. É possível, na mesma plataforma, cadastrar novos endereços de descartes. O endereço da plataforma é o seguinte:
www.centraldareclicagem.org.
Lucila Cano, colunista da Folha de São Paulo, e especialista no 3º Setor, diz que: “O Rótulo Descarte Padrão é um exemplo de que informação, comunicação e inovação podem ser os meios mais eficazes para a economia dos novos tempos”. 

Concordamos com ela. Embora o país tenha se instrumentalizado com leis de proteção do meio ambiente, a sua eficácia somente será plenamente atingida com a ampla divulgação e, principalmente, como a educação.

Encerramos com uma frase de Victor Hugo:

"É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....