26 de fevereiro de 2012

Por que ensinar xadrez nas escolas?


Crédito imagem - chesstiago.blogspot.com




O xadrez, esporte que lida com o desenvolvimento do pensamento lógico, a capacidade de cálculo, criatividade e o conceito de abstração entre outras coisas, quando ensinados metodicamente, ajudam no desenvolvimento do jovem educando, elevando e moldando seus valores em princípios tão importantes como éticos, auto-estima, concentração, análise e planejamento, entre outros, todos os ingredientes essenciais deste nobre jogo. Em diversos países do mundo (Rússia, França, Inglaterra, Argentina, Cuba, Espanha, México, Brasil e Venezuela, entre outros), Foram iniciados projetos de xadrez nas escolas com base em pesquisas educacionais e sociológicas que atribuem ao jogo de xadrez uma série de importantes benefícios, vantagens ou virtudes que recomendam sua ampla difusão nos diferentes meios escolares.

Podemos demonstrar que o xadrez:

·         É cultura: Uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimento e experiências que constituem patrimônio cultural da humanidade.

·         Tem uma base matemática: A matemática é instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento.

·         Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: Atenção, memória, capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do individuo.

·         Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.

·         Pode ser utilizado como elemento estruturador do tempo livre do individuo.

·         Proporciona prazer em seu estudo e prática, devido as suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

·         Pode ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.

·         Desenvolve no estudante uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura.

·         Desenvolve no estudante sua capacidade de atenção, memória raciocínio lógica inteligência e imaginação.

·         Garanti ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidade e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativa.

·         Permiti ao aluno estabelecer vínculos entre os conhecimentos e experiências enxadrísticas e a vida cotidiana individual e social.

·         Favorece a assimilação das características do xadrez que contribuam com o harmonioso desenvolvimento intelectual, moral e ético da personalidade e que propiciem sua autonomia cognitiva e sua capacidade de raciocínio.

·         Enfatiza a resolução de problemas, o aprendizado orientado à resolução de problemas propiciará ao aluno a oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de solução às situações da vida diária.

·         Contribui para a elevação da auto-estima.

·         Favorece o desenvolvimento da linguagem enxadrística e sua habilidade de argumentação.

·         Resgata, para seu pedagógico, o aspecto lúdico desta disciplina.



Nicole Pi Chillida

NOTA: Recebi por e-mail de Mauro Villanova, Presidente Bernardes,SP,  com a recomendação de compartilhar. O faço no meu blog e peço aos meus leitores que transmitam para seus contatos 

Um comentário:

  1. Boa Tarde Benedito Luiz Franco e a todos leitores. Sim este Material Mostrou como o xadrez é importante a todos. espero que todos possam ler e divulgar.
    Nicole Pi Chillida

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....